O estilista americano Zac Posen fez seu primeiro desfile em 2001, em Nova York. Após 9 anos (e a criação de uma segunda marca, a Z Spoke by Zac Posen), ele troca a mais famosa cidade dos EUA pela mais famosa do mundo: Paris.
“Estou animado por ter um novo contexto para apresentar meu trabalho, e isso permitiu que eu focasse de maneira diferente na mensagem da coleção”, disse Posen à Suzy Menkes, do “The New York Times”, antes da apresentação desta 5ª (30/9). Magoado com as críticas que recebeu por suas coleções mais recentes, ele ainda alfinetou a imprensa da big apple: “Acredito que em Paris as minhas roupas serão compreendidas”, completa. Infelizmente, o debut na capital francesa não foi tão bem-recebido.
Looks da coleção de Verão 2011 de Zac Posen, a primeira desfilada em Paris: pouca repercussão ©Firstview
Posen estreiou em Paris com locação grandiosa: no salão do Westin Hotel, onde Yves Saint Laurent mostrava sua coleções de alta-costura. O respeitado diário de moda online WWD aproveitou para alfinetar: “Esse lugar, e essa cidade, esperam ver roupas melhores que as que Posen mostrou.”
Já o “The Wall Street Journal” foi mais comedido: “Talvez tenha sido a comparação difícil com os estilistas conceituais de Paris, mas a coleção tentou demais agarrar a atenção com jogos de boudoir“.
A opinião geral é que Posen mostrou mais do mesmo, e por isso não gerou muita repercussão na imprensa – ao contrário de Balenciaga, que desfilou no mesmo dia com Gisele Bündchen e já é um dos grandes players da temporada.