FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    London Calling: os novos ativistas que varrem violência no Reino Unido
    London Calling: os novos ativistas que varrem violência no Reino Unido
    POR Redação

    riot-clean-up-pbPôster do www.riotcleanup.com ©Divulgação

    O que começou há quatro dias como um protesto diante da morte de Mark Duggan transformou-se em uma onda de saques oportunistas e vandalismo gratuito. No país todo, foram mais de 1400 presos, sendo que, de acordo com a polícia de Londres, 62,2% dos ativistas foram presos por roubo, com a esmagadora maioria abaixo de 20 anos. Vidros quebrados, carros destruídos, restos de incêndios e muito lixo nas ruas são os elementos do amanhecer após cada noite de ataques.

    Mas quem olhar os trends britânicos no Twitter de hoje verá a hashtags #riotcleanup em vez da #londonriots. De acordo com todas as notícias, o Reino Unido passa por uma das piores desordens públicas em décadas; e a população está respondendo à altura. Milhares de pessoas em todos os cantos da nação estão se organizando através de sites, Twitter e Facebook para mobilizar uma limpeza nas cidades onde ocorreram atos de vandalismo.

    riot-clean-up-01Cidadãos de Londres saem para limpar as ruas de Clapham, bairro ao sul de Londres ©Reprodução

    A ideia parece ter nascido do inconsciente coletivo britânico, como um chamado da nação. Ian, criador do site riotcleanup.co.uk, disse em entrevista ao Mashable.com: “Eu estava sentado em casa, seguindo a hashtag #londonriots – foi quando vi que #riotcleanup começou a aparecer. Eu não sou de Londres, mas queria fazer algo a respeito. No mesmo instante, registrei o domínio riotcleanup.co.uk, enquanto que outro criou o Twitter @riotcleanup”.

    riot-clean-up-02Limpeza na Mare Street, em Londres ©Reprodução

    Os sites e mídias sociais que invocam a limpeza são claros e sóbrios, não criticam nem comentam os acontecimentos; a indignação está implícita. Simplesmente dão notícias de onde serão as próximas limpezas e o que você precisa levar para ajudar: sacos de lixo grandes e pequenos, vassouras, pás, luvas, fita adesiva e canetas. Falam sobre entidades que estão precisando de doações e guiam todos que querem ajudar da maneira que puderem. Confira alguns links que estão participando do movimento:


    “Make tea, not war”

    Operation Cup of Tea #OperationCupOfTeaAlgumas fotos do facebook da #OperationCupOfTea ©Reprodução

    Mas que tal tomar um chá como forma de protesto? É assim que funciona o movimento Operation Cup of Tea, que já possui mais de 250 mil seguidores no Facebook . A idéia é simples: todo dia, às 20h30, tire uma foto sua tomando uma xícara de chá e poste na página do evento. Uma forma mais britânica criativa de fazer um abaixo assinado. Já no Twitter, a trend hashtag #OperationCupOfTea está sendo usada como bandeira para protestos contra a baderna que atinge as ruas.

    A “AnOther” também entrou na luta à sua maneira, com a Another London. Cansados de lidar com as notícias poluídas por imagens de caos e terror, o site pediu para todos os contribuidores mandarem sua foto favorita de Londres para criarem uma matéria harmônica sobre a capital britânica, algo raro nesta semana.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Stella McCartney e Veuve Clicquot lançam couro de resíduos de uva
    Brasil Eco Fashion Week se consolida em edição de ótimas coleções
    Enjoei se une a Paula Rondon em parceria inédita
    Brasil Eco Fashion Week tem início nesta semana em São Paulo
    Couro fake é mesmo ecológico?
    Airon Martin e Heineken se unem em novo projeto
    Billie Eilish é a escolhida para a campanha da bolsa sem couro animal da Gucci
    Rider e Pedro Andrade se inspiram em novas espécies de sapos amazonenses
    FFW