04.06.2019 / Sustentabilidade / por

Rio Ethical Fashion: conferência sobre sustentabilidade na moda acontece nesta semana

Desfile da marca Away to Mars, de Alfredo Oróbio, que participa do REF / Reprodução
Desfile da marca Away to Mars, de Alfredo Oróbio, que participa do REF / Reprodução

Nesta semana acontece a primeira edição do Rio Ethical Fashion (REF), evento idealizado pela diretora criativa Yamê Reis que reúne profissionais da indústria para debater e difundir os valores da sustentabilidade na moda brasileira. O REF acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho no teatro Oi Casa Grande. Os ingressos custam R$ 690 e podem ser adquiridos aqui.

A conferência terá 14 painéis abordando temas como “Desafios da sustentabilidade no Brasil”, “Ética e o novo luxo”, “Design e economia circular” e “Novos modelos de criação, produção e consumo”.

Aplicar o conceito de desenvolvimento sustentável à indústria da moda é o grande desafio de toda a cadeia produtiva, considerando que 2030 é o ano limite para a implantação de medidas sustentáveis em todas as empresas do planeta. “A moda está vivendo um esgotamento do modelo de superprodução e consumo, e isso está sendo pensado pelos profissionais da indústria no mundo todo. O REF pretende colocar o Brasil nessa discussão através da troca de experiências inovadoras, mostrando a força da nossa indústria que é uma das maiores do mundo, e compartilhando nossas ações para a construção de uma moda responsável e limpa”, diz Yamê.

No dia 6, antes do início da programação oficial, há o encontro “Moda e Academia – Ética e Inovação”, voltado exclusivamente para educadores de todo o país. A reunião, gratuita e aberta ao público, acontece no IED RIO e promoverá o debate sobre os novos conteúdos e desafios do ensino da moda no Brasil. 

Entre os destaques estão Simone Cipriani, oficial da ONU e fundador do Ethical Fashion Iniciative; Marcel Gomes, da ONG Repórter Brasil, que faz um trabalho importantíssimo na investigação de trabalho escravo no país; Felipe Vilela, co-fundador da re-Nature, iniciativa que restaura a natureza através de sistemas agroflorestais; Marina Colerato, fundadora do Modefica e uma das vozes jovens mais ativas quando o assunto é sustentabilidade; Luana Génot, líder do Comitê de Igualdade Racial do grupo Mulheres do Brasil; Alfredo Orobio, co-fundador da AWAYTOMARS; e Brittany Burns, do Fashion for Good.

O encontro acontece no momento em que as Nações Unidas pretendem assumir um papel de liderança no assunto, por meio da criação da Alliance for Sustainable Fashion (Aliança para a Moda Sustentável) – que tem o objetivo de disseminar boas práticas da indústria. Segundo o REF, o setor gera cerca de 2,4 bilhões de euros em negócios e emprega cerca de 75 milhões de pessoas em todo o mundo, mas é origem de 20% das águas residuais mundiais e participa na liberação de mais de 500 mil toneladas de microfibras de plástico nos oceanos a cada ano. As atividades cumulativas do ramo produzem entre 8% e 10% da totalidade das emissões de carbono do planeta.

Essas discussões e a busca por soluções estarão em pauta ao longo do evento.


View this post on Instagram

O Rio de Janeiro vai se transformar em uma verdadeira vitrine para a moda sustentável. Idealizado pela diretora criativa Yamê Reis (@moda_verde), o Rio Ethical Fashion (REF) – que conta com o apoio estratégico do @institutoe, de Oskar Metsavaht, e consultoria de marketing sustentável de Lilly Clark (@lillyclark.cc) –, acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho. O evento ocupará dois diferentes locais na cidade, reunindo nomes reconhecidos internacionalmente na indústria para debater, criar parcerias, inspirar e difundir os valores da sustentabilidade na moda brasileira. 🌍🍀 . Rio de Janeiro will become a true showcase for sustainable fashion. Idealized by creative director Yamê Reis, Rio Ethical Fashion (REF) – which has the strategic support of the Institute-E, Oskar Metsavaht and sustainable marketing consultancy Lilly Clark – is held on June 6th, 7th and 8th . The event will occupy two different locations in the city, bringing together internationally recognized names in the industry to discuss, create partnerships, inspire and spread the values of sustainability in Brazilian fashion. 🌍🍀 . #rioethicalfashion #ref #riodejaneiro #modasustentavel #sustainablefashion

A post shared by Rio Ethical Fashion (@rioethicalfashion) on

Veja a programação completa abaixo:

06.06 (quinta)

Das 10h às 14h, no IED Rio: Moda e Academia – Ética e inovação (atividade para educadores de moda Inscreva-se para transmissão ao vivo na Biblioteca do Ied. Vagas sujeitas à lotação.)

Das 16h às 19h, no terraço do IED Rio: Clothing Swap by Global Fashion Exchange (feira de trocas)

07.07 (sexta)

Das 9h às 17h, no Oi Casa Grande: Fórum Internacional Rio Ethical Fashion 

A partir das 18h, na Livraria da Travessa do Leblon: Noite de autógrafos do livro “This is a Good Guide – for sustainable life”, da autora holandesa convidada do evento, Marieke Eyskoot;

08.06 (sábado)

Das 10h às 14h, local a confirmar: Agenda Moda Brasil – Living Lab (atividade exclusiva para agentes da indústria.  Inscreva-se para transmissão ao vivo na Biblioteca do Ied. Vagas sujeitas à lotação.)


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×