UMA X reimagina o tie-dye com tingimentos naturais

A linha sustentável da marca de moda UMA apresenta uma técnica inédita de tingimento botânico

blusa%cc%83o_coentro_17_conceito

Se você achou que o tie-dye era tendência pra ficar no ano passado, com os DIY’s em casa durante a quarentena, a UMA, marca da designer Raquel Davidowicz, te convida a repensar. Depois de um ano de estudos e experimentos, a linha UMA X, lança um novo drop de peças com efeito tie-dye, com tintas naturais, através de uma técnica de tingimento botânico desenvolvida pela marca.

As tinturas e tingimentos artificiais, ainda hoje, apresentam um grande problema ambiental para a moda: a indústria têxtil gasta mais de 8 trilhões de litros de água anualmente apenas para tingir peças. Além do desperdício, essa água pode se tornar contaminada com resíduos químicos e não potáveis das tinturas artificiais. Por isso, independente do tie-dye ser sua praia ou não, a técnica de tingimento botânico da UMA X pode ser um avanço muito positivo para a indústria da moda.

Drop Tie-Dye UMA X | Créditos Divulgação
Drop Tie-Dye UMA X | Créditos Divulgação

A UMA X é a linha sustentável da UMA, que realiza colaborações que buscam trazer transparência, responsabilidade e relevância para as peças. Todo o ciclo de produção das peças de tie-dye respeita o meio ambiente, especialmente a técnica artesanal que elimina o uso de química artificial. Cada peça leva 75 horas para ser tingida, com o uso de produtos naturais como acácia negra, em um processo manual em que cada peça tem a sua própria estampa, única. 

Além do novo drop que foca nos tingimentos naturais, a marca também revelou na semana passada um calçado com premissa sustentável: a nova sandália da marca é feita de materiais reciclados e sem metais pesados em sua produção. As sandálias ecológicas são feitas de PVC ecológico expandido, com plastificantes de origem totalmente vegetal e com 70% de fontes renováveis em sua composição e pintadas à mão a partir de tintas à base de água e sem substâncias tóxicas. 

Sandália ecológica UMA X | Créditos: Divulgação
Sandália ecológica UMA X | Créditos: Divulgação

 


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×