Projeto do novo escritório da Apple, “Spaceship Campus” ©Divulgação
Depois que a Nasa declarou o fim de suas viagens espaciais, a Apple parece ter demonstrado um certo interesse em entrar neste mercado, já que seu novo mega-escritório foi apelidado de “Spaceship Campus” pelo próprio Steve Jobs. O projeto foi apresentado em junho no conselho municipal de Cupertino, na California, cidade dentro do círculo do Vale do Silício, região que serviu de berço para empresas como o Google, Microsoft, Facebook, HP, entre outras.
30 St Mary Axe, a mais conhecida obra do arquiteto Norman Foster ©Reprodução
O design ficou por conta do Barão britânico Norman Foster, criador de obras como a Cúpula do Reichstag e do magistral 30 St Mary Axe, ou Gherkin. O prédio circular terá quatro andares, dentro de uma área de 260.000 m² – equivalente a quatro Macaranãs – , tendo um auditório com capacidade para mais de mil pessoas, academia de ginástica, lanchonete comportando até 3 mil pessoas e toda a sua lateral coberta por janelas, gerando uma vista da enorme área verde que existirá dentro e fora do local.
Prédio terá vidros em toda sua lateral, além de um extenso parque ao seu redor ©Divulgação
Mas não é só o parque de 6 mil árvores que será verde; Jobs pretende ter gás natural como fonte de energia principal, além de 20 ônibus movidos a biodiesel para transportar seus funcionários. Nas palavras de Gilbert Wong, prefeito de Cupertino: “Não existe chance alguma de dizermos não para um projeto desses”. Ao que tudo indica, as obras começam em 2012 e Steve Jobs pretende sentar-se em seu novo escritório até 2015. Aos arquitetos e curiosos, seguem os links para download do projeto: