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    Exclusivo WGSN: Pinterest é nova opção de marketing das grifes de moda
    Exclusivo WGSN: Pinterest é nova opção de marketing das grifes de moda
    POR Redação

    A página inicial do Pinterest da Kate Spade ©Reprodução

    Um dos sites em toda a história a mais rapidamente ultrapassar a marca dos 10 milhões de usuários, o Pinterest continua atraindo a atenção da mídia — e, claro, do mercado. Depois de receber aportes de capital dos investidores Andreessen Horowitz, Bessemer Venture e FirstMark Capital, de acordo com a agência Reuters, agora é a vez da japonesa Rakuten, terceira maior empresa de comércio eletrônico do mundo, anunciar seu investimento, de US$ 100 milhões, na rede social de compartilhamento de imagens e vídeos, elevando seu valor de mercado para US$ 1,5 bilhão.

    O WGSN recentemente fez um report interessante explorando o crescimento do Pinterest e sua “dominação global” — para se ter uma ideia, em março de 2012, de acordo com o bureau de pesquisa de tendências, a rede atingiu a marca de 18,7 milhões de usuários únicos e impressionantes 2,3 bilhões de impressões de página por dia. Sua popularidade é tanta que já existe por aí uma série de plataformas similares como o Gentlemint, exclusivo para homens, e o Lover.ly, focado em noivas. Na China já há cerca de 20 sites-clone, o que demostra a relevância internacional do site mesmo em países onde ele não pode ser acessado.

    Com seu público formado por 87% de mulheres, sendo 80% entre as idades de 24 a 54 anos, e com seu formato imagético perfeito para designers, o Pinterest está agora no top 5 dos sites de referência para muitas marcas femininas de varejo, ao lado do Facebook, StumbleUpon, Google e Twitter. O WGSN cita que para o e-commerce britânico My-Wardrobe, a rede é o maior traffic driver além da busca paga e orgânica, e que isso é apenas uma das provas do valor que o Pinterest tem para as marcas. Como resultado, afirma o bureau de tendências, muitas delas estão tentado descobrir como marcar presença e ativamente interagir com essa audiência cativa.

    Veja abaixo algumas das maneiras como as marcas de moda têm explorado o potencial do Pinterest:

    Uma das imagens do board “Bridal” da Oscar de la Renta no Pinterest ©Reprodução

    A Oscar de la Renta realizou um live-pinning de seu desfile de noivas em abril. Um board temático intitulado “Bridal” mostrou fotos de tudo: do cabelo no backstage a fotos de maquiagem, a closes detalhados de produtos e imagens da passarela. Mais de 400 fotos foram “pinadas”, atraindo a atenção de quase 18 mil seguidores.

    A varejista americana Shopbop celebrou o primeiro aniversário de sua Wedding Boutique com um concurso, convidando usuários a criarem boards de inspiração de casamentos, usando ao menos três produtos Shopbop para concorrer a vales-presentes. A BCBG Max Azria também usou a ideia de um concurso, intitulado “I Do”, pedindo que seus fãs criassem um board com o tema casamento, valendo um vestido do designer para o seu grande dia.

    Uma das imagens do board “Harrods Diamond Jubilee Celebration” da Harrods no Pinterest ©Reprodução

    A loja de departamento de luxo Harrods criou um concurso para escolher quem fará o design de uma de suas famosas vitrines, em celebração ao Jubileu de Diamante da Rainha. Os usuários tinham que criar um board baseado na ideia de uma festa de rua para a ocasião, e twittar suas ideias para @HarrodsofLondon usando a hashtag #HarrodsWindows. Os três boards selecionados pelo diretor de imagem da Harrods serão expostos no Facebook este mês, e o mais votado será transformado em vitrine pela equipe da loja.

    Para celebrar sua nova coleção de jeans, a Guess lançou o concurso Color Me Inspired pedindo que os usuários criassem boards inspirados pelas quatro cores da coleção de primavera: Noir Teal, Hot House Orange, Red Hot Overdue e New Plum Light; o vencedor de cada cor ganhou um par de jeans na cor correspondente. Já a Kate Spade lançou a Ride Colorfully, em que seus fãs tinham que criar um board baseado no lugar para onde eles gostariam de viajar com o prêmio da campanha: uma Vespa customizada pela marca nova-iorquina.

    Duas imagens do board “New York Fashion Week” do “The Wall Street Journal” no Pinterest ©Reprodução

    O “The Wall Street Journal”, em sua cobertura da semana de moda de Nova York Outono/Inverno 2012/2013, selecionou nove jornalistas que fotografaram e compartilharam imagens de desfiles, backstages e streetstyle. Todas as fotos e tweets eram divulgados em uma página do NYFW do site do jornal, sendo que as melhores eram então repostadas em um board no Pinterest e em uma conta do Instagram. Com quase 200 imagens, o board alcançou mais de 10 mil seguidores, que podiam escolher as suas preferidas dando likes e adicionando a hashtag #bestofwsj. As fotos mais populares foram então re-repostadas no blog Heard on the Runway.

    + #Consumo: as tribos do tumblr e as novas possibilidades do marketing

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