FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    OnlyFans expande atuação com fundo de apoio a artistas independentes
    Stefflon Don, rapper e jurada do fundo de incentivo do OnlyFans
    OnlyFans expande atuação com fundo de apoio a artistas independentes
    POR Luxas Assunção

    Foi mais ou menos nessa época, no ano passado, que a dominação mundial do OnlyFans começou. A plataforma, que funciona como uma rede social e tem a proposta de oferecer conteúdo exclusivo por assinatura, tem a maior parte de seus usuários no ramo de produção de conteúdo erótico e sensual amador. 

    O boom da plataforma aqui no Brasil aconteceu nos primeiros meses de quarentena e isolamento social. Ao mesmo tempo em que supria, em parte, o contato físico e sexual através das redes sociais, também apresentou uma alternativa de renda inusitada para várias pessoas que tem passado dificuldades da pandemia, seja por terem perdido emprego e retração econômica. 

    Um ano depois, o OnlyFans segue consolidado no cenário internacional, com um crescimento menos expressivo que o TikTok, mas notoriamente estável. Hoje, ainda, a rede social adquire novos contornos para criativos das mais diferentes áreas, servindo como uma plataforma de assinatura de conteúdo exclusivo que tem se desvencilhando do teor sexual, exclusivamente. Cardi B foi uma das primeiras celebridades a usar a plataforma para dar informações exclusivas para seus fãs sobre novos lançamentos; aqui no Brasil, Anitta também se tornou adepta da plataforma com conteúdos ousados, apesar de não-sexuais. 

    Uma série de outros criativos e artistas emergentes também tem encontrado refúgio na plataforma como uma forma de monetizar seu trabalho, fora da “terra-sem-lei” do Instagram.

    Anitta tem conta verificada no OnlyFans

    Página da cantora Anitta no OnyFans

    Essa parcela de usuários se tornou tão representativa na plataforma, que o OnlyFans criou o seu primeiro fundo para apoiar artistas emergentes da indústria criativa. A iniciativa começa quatro artistas para serem apoiados com a verba de 140 mil reais, que serão selecionados por um júri composto pelo CEO do OnlyFans, Stefflon Don, o designer Henry Holland e Suki Waterhouse. A iniciativa vem na linha de apoiar novos criativos e estender a atuação da plataforma para além do conteúdo erótico com, por exemplo, performances exclusivas do OnlyFans. A escolha por músicos ingleses quer estreitar a diferença com artistas norte-americanos – onde a adesão à plataforma já é bem maior. 

    A ideia de utilizar plataformas de assinatura como forma de monetizar o trabalho de artistas e criativos independentes não surge com o OnlyFans. Outras plataformas como o Patreon e o Apoia-se, aqui no Brasil, já apresentavam a proposta de conteúdo exclusivo sob assinatura e com a adesão de alguns artistas e produtores de conteúdo. No entanto, a popularidade do OnlyFans e a interface no formato de rede social foi fator decisivo para fazer do serviço uma plataforma de maior adesão para criativos independentes.

    Não deixe de ver
    Meta é processada por 33 estados por ameaçar a saúde mental dos jovens com o Instagram
    Vision Pro, o aguardado óculos de realidade virtual da Apple vai custar quase 18 mil reais
    Papa Fashion: imagem viral em Inteligência Artificial é obra de jovem artista digital
    Takashi Murakami lança collab com Hublot no mundo físico e digital
    Inteligência artificial: como essa ferramenta impacta a moda?
    BRIFW 2022: evento de moda imersiva revela a programação completa
    Nike adquire empresa de sneakers digitais RTFKT
    Por dentro da exposição em Metaverso de Lucas Leão
    NFT: O Que É, Porque Vale Milhões e Como Ela Pode Impactar a Moda?
    OnlyFans expande atuação com fundo de apoio a artistas independentes