FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Hoje
    Hoje
    POR Augusto Mariotti

    Chiara Gadaleta, organizadora do SP.ECOERA, em lixão de São Paulo ©Divulgação

    Vale marcar na agenda: sexta e sábado (28 e 29.09) acontece a primeira edição do SP.ECOERA, evento organizado pela stylist Chiara Gadaleta, que quer discutir novas conexões para a sustentabilidade criativa e maneiras diferentes de criar e consumir moda, arte e design.

    São dois dias de exposições, oficinas, performances, conversas, exibição de vídeos e documentários, que irão ocupar a segunda unidade da Escola São Paulo. Entre os participantes estão os estilistas Dudu Bertholini e Adriana Barra; a arquiteta Carolina Maluhy; os fotógrafos Daniel Klajmic e Murillo Meirelles, e a analista de tendências Andrea Bisker, do WGSN.

    As mesas redondas abordam temas como a ética na linguagem de moda online, com a participação de Julia Petit e da Blogueira Shame; a imagem de moda x inclusão de diferentes tipos de consumidor, com Camila Yahn (FFW), André Do Val (Chic), Renata Piza (“Elle”) e Nana Caetano (“Vogue”); e ainda o bate-papo sobre a influência da natureza no design contemporâneo.

    Os workshops também são muito interessantes, com atividades que ensinam a transformar estoques antigos e descartes de marcas em lindas peças de roupa.

    Além de abordar soluções para redução, reutilização e reciclagem de materiais, o encontro também fala sobre a importância dos ofícios manuais, a aproximação com a natureza e a importância do coletivo. E reafirmando o viés sustentável, toda a montagem do evento foi realizada com materiais 100% reciclados, orgânicos ou reaproveitados.

    Há sete anos Chiara criou o movimento Ser Sustentável com Estilo, que enfatiza uma mudança na moda não apenas ambiental, mas também social, econômico e cultural. “Vamos mostrar para o público que ética e estética podem andar juntas. A arte é um grande agente de transformação a favor da criatividade e o consumo sustentável”.

    SP ECOERA
    Quando: 28 e 29 de setembro
    Horário: 11h às 22h (sexta) e das 13h às 18h (sábado)
    Local: Escola São Paulo Unidade 2 (rua Augusta, 2.074)
    Inscrições: o evento é gratuito, basta enviar um email para specoera@gmail.com com nome, RG ou CPF, telefone, oficina que quer participar, para assim você garantir a sua vaga!

    Veja a programação abaixo:

    28.09

    12h: Coletiva de Imprensa

    13h -15h: Brunch Orgânico realizado pelo Quintal dos Orgânico

    15h: Bate papo sobre a influência da natureza no design contemporâneo com Waldick Jatobá, Hugo França, Olivia Yassudo e Carolina Maluhy

    16h: Oficina Turbante – como montar looks com turbantes com Chiara Gadaleta e Katia Fridrich

    17h: Demi Couture e o Novo Luxo – Bate-papo sobre a moda com qualidade x o descarte da indústria, com Andréa Bisker, Karlla Giroto e Cris Barros

    18h: Performance Crochando o Seu Mundo – Sobras de malharia Lunelli viram arte nas mãos de Cris Bertolucci e Michelli Provensi

    18h30: Oficina – Como usar acessórios artesanais em looks do dia a dia, com Gustavo Silvestre e Chiara Gadaleta

    19h30: Moda pra Todos – um bate-papo sobre a imagem de moda x inclusão dos diferentes tipos de consumidores, com Nana Caetano (“Vogue”), Renata Piza (“Elle”), André Do Val (Chic) e Camila Yahn (FFW)

    29.09

    13h: Bate-papo sobre a ética na linguagem de moda online, com Julia Petit,  Priscila Rezende (Blogueira Shame), Liliane Ferarri e Cecilia Lima

    14h: Oficina: Lixo é Fashion – Transformando estoques antigos e descarte de marcas em lindas peças

    15h: Workshop A Cidade Sobre Duas Rodas – Um guia sobre como pedalar com segurança nas grandes cidades, por Carbono Zero Courier

    17h: Performance Ata-me – A partir de trabalhos realizados em crowdsourcing, amarrações fashion com lenços e panos estampados, com Lucius Vilar

    18h: Workshop Neutralize a sua emissão de carbono – Um manual de como podemos neutralizar a emissão de CO2 do nosso dia a dia e preservar o meio ambiente com Pedro Soares (IDESAM)

    19h: A Criatividade a Favor das Grandes Cidades – Bate-papo sobre reciclagem criativa do lixo urbano a favor das grades metrópoles, com André Palhano (Virada Sustentável), Matthew Shirt (Planeta Sustentável), Deli Espindola (ONG Aldeia do Futuro) e Alberto Hiar (Cavalera)

    Não deixe de ver
    Stella McCartney e Veuve Clicquot lançam couro de resíduos de uva
    Brasil Eco Fashion Week se consolida em edição de ótimas coleções
    Enjoei se une a Paula Rondon em parceria inédita
    Brasil Eco Fashion Week tem início nesta semana em São Paulo
    Couro fake é mesmo ecológico?
    Airon Martin e Heineken se unem em novo projeto
    Billie Eilish é a escolhida para a campanha da bolsa sem couro animal da Gucci
    Rider e Pedro Andrade se inspiram em novas espécies de sapos amazonenses
    Governo da França pagará por consertos de roupas e calçados da população