Existe roupa adequada para entrevista? Descubra como se vestir

Na hora de participar de uma entrevista, você sabe qual é a roupa adequada? Veja dicas do que vestir e de como se portar para ter mais chances de sucesso.

foto: freepick
foto: freepick

Quando você está em busca de uma colocação profissional, normalmente precisa passar por uma entrevista. E nesse momento de conversa com o recrutador, usar uma roupa adequada pode contar pontos a seu favor.

Mas será que existe mesmo uma roupa adequada para a entrevista? Embora muita gente gostaria que a vestimenta não fosse um fator importante, a verdade é que um candidato é sempre analisado pelo seu conjunto, e isso inclui o visual.

Por isso, para se preparar adequadamente para uma entrevista de trabalho, não deixe de considerar o que você vai usar. As dicas abaixo, que falam sobre roupa adequada para entrevista, podem te ajudar nessa tarefa!

As roupas adequadas para esse momento

Se você passou por todas as etapas de um processo seletivo, provavelmente precisará passar por uma entrevista com os recrutadores.

E é nesse momento que uma dúvida comum surge: que roupa usar? 

Não existe uma resposta única nesse sentido. O que é mais importante aqui é avaliar o estilo de vestimenta que os funcionários da empresa em questão utilizam.

Por exemplo, se as pessoas vestem trajes sociais, como camisas e ternos, siga esse padrão na entrevista. Agora, se for uma empresa mais informal, em que as pessoas usam camisa gola polo, essa é uma indicação sobre algo que você pode vestir.

Na dúvida, vale pesquisar por listas que mostram qual é a roupa adequada para entrevista, que vai te trazer mais segurança ao fazer uma escolha.

Outros aspectos visuais importantes

Ainda que a roupa seja muito importante, existem outros aspectos visuais que são importantes e que você deve considerar.

Para os homens, estar com a barba aparada e com o cabelo penteado são passos simples e essenciais. Para as mulheres, o cuidado deve estar na produção da maquiagem, com algo que não seja “pesado” demais para o dia a dia. 

Confira sempre se seus dentes estão limpos ou se há algo no seu rosto antes de entrar na entrevista. Assim, você garante que está em ótimas condições para esse momento!

Entrevistas online

Mas e se a entrevista for online? Será que ainda assim você vai precisar colocar uma roupa adequada para entrevista?

A resposta é sim! Mesmo que você faça uma reunião online, o seu visual pode contar pontos. Dessa forma, a mesma dica sobre analisar o estilo da empresa para escolher um traje, vale por aqui.

E embora seja um tanto quanto irresistível se arrumar somente da cintura para cima, certifique-se de estar de calça durante a entrevista. Afinal, nunca se sabe quando você precisará pegar um documento em outro cômodo e acabar se expondo para os recrutadores.

O que você não deve usar

Assim como existem algumas roupas adequadas para esse momento, existem aqueles trajes que você deve evitar, ou seja, roupas que você não deve usar em uma entrevista.

Em geral, é inadequado participar de entrevistas usando shorts e bermudas. Saias muito curtas, acima do joelho, também devem ser evitadas.

Blusas com decotes mais profundos ou transparências não são indicadas para esses momentos, assim como os croppeds. Além disso, roupas com rasgos ou furos – mesmo que feitos propositalmente.

Por que a roupa é importante na entrevista de emprego?

Em um cenário ideal, um candidato seria avaliado somente por suas competências e habilidades. Entretanto, a vestimenta também é analisada, especialmente em uma entrevista.

Isso acontece porque os recrutadores entendem que a sua vestimenta é uma demonstração da sua personalidade ou da forma como você se comunica.

Uma pessoa que não cuida da aparência, pode passar a sensação de que não será detalhista em seu trabalho diário. Assim como uma pessoa que é vaidosa demais, e está vestido com mais sofisticação do que a vaga exige, pode indicar um excesso de valor ao visual.

Assim, mais do que uma escolha do que vestir, a roupa é uma das peças do quebra-cabeças que os recrutadores precisam montar para encontrar o profissional ideal para um cargo.

Prepare-se além da vestimenta

Além de verificar o traje que você está utilizando, se a roupa é adequada para a entrevista, lembre-se que a sua preparação precisa ir além disso.

Leve sempre consigo um currículo impresso, para entregar para o recrutador caso ele solicite. 

Além disso, busque informações sobre a empresa antes de chegar na entrevista. Isso porque, muitas perguntas feitas pelos recrutadores têm como objetivo analisar o candidato dentro do contexto da organização.

E claro, vá com disposição para conversar, ser sincero e mostrar suas habilidades para contribuir com a empresa. Tudo isso vai te ajudar a chegar mais perto da vaga dos seus sonhos!


Relacionados


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×