04.12.2017 / Business / por

Dicas de como pequenas marcas podem usar o Instagram Stories para aumentar engajamento

Foto de Lilli Hymowitz por Chuck Grant para a The Cut / Reprodução
Foto de Lilli Hymowitz por Chuck Grant para a The Cut / Reprodução

Quando você tem um negócio pequeno, um dos desafios é ser eficiente com uma equipe enxuta (muitas vezes formada apenas pelos sócios do negócios).

Já faz um tempo que as redes são uma parte fundamental de qualquer empresa e, quando bem usadas, podem alavancar sua marca e entregar resultados reais. Se hoje vemos um boom de marcas pequenas de moda e beleza, muito desse espaço conquistado deve-se às redes sociais, especialmente o Instagram, que foi abraçado por ambas as indústrias. Aplicativos como Instagram se atualizam rapidamente para que as empresas tenham um ambiente completo dentro de seus perfis: possam comunicar, inspirar, engajar e vender.

Uma dessas atualizações veio com o Instagram Stories, ferramenta lançada no ano passado para competir com o Snapchat – em abril desde ano, o Stories ultrapassou todas as atividades do Snapchat. A ferramenta rapidamente tornou-se popular e tem causado ainda mais engajamento do que o feed. Segundo dados do Instagram, há 250 milhões de usuários diários de Stories no mundo. 1/3 das histórias visualizadas são de empresas (há 15 milhões de perfis comerciais no aplicativo).

Post de Chiara Ferragni, uma das personalidades com mais engajamento no Stories
Post de Chiara Ferragni, uma das personalidades com mais engajamento no Stories

Entre as grandes marcas, Dior, Louis Vuitton, Dolce & Gabbana e Louboutin são as com mais engajamento no Instagram Stories em 2017. Para a diretora de parcerias de moda do Instagram, Eva Chen, o sucesso do Stories deve-se ao relacionamento mais informal entre a marca e seu público. “Essa é uma indústria que cobra imagens perfeitas o tempo todo. Se a foto não se parecer com uma de Mario Testino, eles deixam de postar. O Stories permite que a marca seja mais autêntica, mais divertida e com os pés no chão”, diz ao Business of Fashion.

Uma pesquisa recente mostra que os pequenos negócios são os que mais crescem no Instagram Stories, mas apesar de todos esses números, muitas marcas ainda não a usam da forma correta ou não têm conhecimento do impacto que pode causar.

O Instagram Stories é mais uma forma de promover sua identidade e se comunicar com seu seguidor de uma maneira mais informal. Os posts não duram para sempre, então há ainda mais espaço para humor, leveza e criatividade na hora de compor as publicações.

Nós fizemos uma pesquisa por sites que cobrem o universo tech para trazer dicas e inspirações de como usar o Stories em benefício de sua marca e conseguir resultados e engajamento.

60% das pessoas no mundo diz que descobrem novos produtos no Instagram (dados da própria empresa): isso transforma o aplicativo em um terreno fértil para negócios.

20% das Stories postadas por pequenas marcas resultam em negócios diretos.

75% dos usuários realiza uma ação após ser inspirado por uma publicação: essa ação pode ser seguir a conta, compartilhar, buscar pela hashtag, clicar no link e/ou comprar, que é o objetivo final.

Que comportamentos fazem os usuários do Instagram comprar / Reprodução
Que comportamentos fazem os usuários do Instagram comprar / Reprodução Sprout Social

Na hora de postar no Stories, lembre-se:

Você quer vender um produto, conscientizar ou adquirir mais engajamento? A história que você vai contar tem que atender ao seu objetivo. A qualidade do seu conteúdo tem que refletir a qualidade do seu negócio.

Uma pesquisa feita pelo Sprout Social com mil consumidores mostra que quanto mais autêntico, mais eficaz. A personalidade de uma marca é o que conecta seus produtos com o consumidor, pois reflete o que sua marca representa e quais são os seus valores.

Uma boa foto faz um bom anúncio. Você pode fazer a foto com seu celular, mas uma boa luz é fundamental para que ela fique bonita. Outros ajustes podem e efeitos ser conseguidos usando aplicativos como Boomerang, Layout ou Hyperlapse.

Pense em que tipo de história você quer contar. Qual o seu objetivo?

Postar com frequência consistência é muito importante. Se você não tem o que dizer, não precisa vários posts por dia, mas é importante ter uma dinâmica planejada, nem que seja uma ação semanal.

Há muito potencial e formas diferentes de fazer um vídeo de 15 segundos para engajar os seguidores, como takeovers, bastidores do seu negócio, criar pequenas séries e captar cenas que tornam sua marca mais humana, amigável e próxima. 83% dos usuários dizem apreciar esse tom mais “friendly” e ver o que está por trás de uma marca.

Flavia Aranha mostra em três imagens no Stories parte de seu processo de tingimento natural
Flavia Aranha mostra em três imagens no Stories parte de seu processo de tingimento natural

No caso de vídeos, ele deve impactar nos primeiros quatro segundos porque é o tempo que a pessoa fica até passar para outra conta – a não ser que você consiga fisga-la. Segundo o Instagram, 94% dos usuários usam o celular de forma vertical. Vídeos nesse formato são mais fáceis de serem vistos.

Coloque um link no Stories direcionando o seguidor para o seu site. 25% dos usuários clica no link recomendado.

Insira as hashtags certas. Posts com # tem 12% mais engajamento.


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