FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Fellini da moda”, Alexandre de Betak é responsável pela impressionante cenografia da Alta-Costura da Dior
    “Fellini da moda”, Alexandre de Betak é responsável pela impressionante cenografia da Alta-Costura da Dior
    POR Redação

    Alexandre de Betak, fundador do Bureau Betak ©Reprodução

    Você pode não conhecê-lo por nome, mas se acompanha as apresentações da Dior, John Galliano, Viktor & Rolf, Hussein Chalayan, Rodarte, Diane Von Furstenberg, Michael Kors, Jason Wu, Derek Lam e Victoria’s Secret, entre outras, certamente já apreciou o trabalho do diretor criativo Alexandre de Betak. O francês é o fundador da Bureau Betak, produtora de eventos focada nos mercados de luxo, moda, beleza e arte, e, graças ao seu trabalho de transformar desfiles em pequenos espetáculos poéticos, ficou conhecido como o “Fellini da moda”.

    O Bureau Betak assina a cenografia do desfile de Alta-Costura Inverno 2015 da Dior ©Reprodução

    É de Betak a belíssima cenografia com 150 mil orquídeas do desfile da Dior na temporada de Alta-Costura de Paris Inverno 2015 – veja as fotos aqui. Ele também é o responsável por muitas apresentações memoráveis da história recente da moda, como a Alta-Costura Inverno 2012 da Dior, também marcada pelo uso de flores frescas (rosas, peônias, cravos e delfínios); o Verão 2012 de Viktor & Rolf, com o duo Brigitte sobre uma plataforma disfarçada por saias gigantes; o Inverno 2009 de John Galliano com o “túnel de luz” (além de toda a fase do estilista na Dior); e o Verão 2007 de Hussein Chalayan:

    Dior Alta-Costura Inverno 2012:

    Viktor & Rolf Verão 2012:

    John Galliano Inverno 2009:

    Dior alta-costura Verão 2007, ainda na fase John Galliano:

    Hussein Chalayan Verão 2007:

    “O motivo pelo qual eu faço o que faço é que é uma das poucas funções neste mundo em que vivemos que oferece tantas opções: posso brincar com pessoas, talentos, (…) efeitos especiais, neve, gelo, fumaça, lasers, luz negra… com qualquer coisa, e não há limite quanto ao que eu acredito que vá ajudar as pessoas a se emocionarem e a entenderem o que estamos querendo dizer”, ele afirmou em entrevista ao thecrane.tv, complementando que, para isso, inicia o planejamento com bastante antecedência.

    “Não há uma fórmula pronta porque cada designer é diferente, então cada colaboração é drasticamente diferente, mas começamos as negociações muito cedo; por exemplo, para agendar uma locação, às vezes o fazemos com um ano de antecedência. Baseando-se nas inspirações do designer, começamos a juntar conceitos e a trabalhar no que será o resultado final”, ele explica. Entre tantas apresentações, surge a curiosidade de qual seria a sua favorita, mas Betak é categórico: “Não posso ter um desfile preferido; não quero soar pretensioso, mas se eu já tivesse um preferido, eu não estaria fazendo desfiles”. Complementando o raciocínio de criação, ele pondera sobre o maior desafio de seu trabalho: “Acho que é continuar tendo novas ideias a cada temporada para um assunto muitas vezes similar: a apresentação de uma coleção de moda, por mais brilhante que seja, para uma mesma audiência que não particularmente quer estar ali, e tentar tocá-la, fazer com que gostem da apresentação – ou não –, mas ao menos que se lembrem dela”.

    + O site do Bureau Betak está sob construção, mas o tumblr da empresa é atualizado regularmente — visite aqui.

    Não deixe de ver
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    FFW