FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    François Pinault anuncia abertura de novo museu em Paris com projeto de Tadao Ando
    François Pinault anuncia abertura de novo museu em Paris com projeto de Tadao Ando
    POR Redação

    Dono de uma das maiores coleções de arte contemporânea do mundo, o magnata François Pinault, presidente do grupo Kering, que detém marcas como Gucci e Saint Laurent, anunciou a abertura de um novo museu em Paris.

    Pelas mãos do arquiteto japonês Tadao Ando, colaborador de longa data do bilionário, o novo museu deverá custar cerca de U$ 121 milhões e vai ficar na antiga bolsa de valores da cidade, no coração da capital, a região do Palais Royal. “Ao criar este novo museu, estou escrevendo o próximo capítulo do meu projeto cultural, que tem como objetivo compartilhar a paixão pela arte contemporânea com o público mais diverso possível”, afirmou em entrevista ao New York Times.

    A construção redonda terá três níveis de galerias e ainda contará com auditório no subsolo. Apesar de limitada por leis de conservação do patrimônio histórico, a reforma promete um museu de mais de 2km quadrados em áreas de exposição, resultado da busca de Pinault por um local em Paris para abrigar sua invejável coleção.

    O projeto exterior do novo museu de arte contemporânea de François Pinault, onde funcionava a bolsa de valores de Paris ©Reprodução

    O projeto exterior do novo museu de arte contemporânea de François Pinault, onde funcionava a bolsa de valores de Paris ©Reprodução

    Ainda ao New York Times, a prefeita Anne Hidalgo afirmou que o projeto privado de François dará um “novo coração pulsante” à região onde vai ficar.

    O arquiteto japonês Tadao Ando também foi responsável pelo primeiro espaço artístico de Pinault, em Veneza. O Punta Della Dogana, uma construção de 1682. Nos anos 90, o prédio ficou abandonado por 20 anos até que a cidade anunciou um concurso para transformá-lo em um espaço de arte contemporânea. A Coleção Pinault venceu e a restauração ficou a cargo de Ando. O museu abriu em 2009.

    Vale lembrar que François Pinault e Bernard Arnault, do grupo LVMH, dois dos homens mais ricos da França, travam uma constante competição no que diz respeito à aquisição e exposição de peças de arte contemporânea. O museu tem previsão de abertura para 2019.

    Não deixe de ver
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    FFW