FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Patti Smith e Robert Mapplethorpe inspiram ensaio na “VMan”
    Patti Smith e Robert Mapplethorpe inspiram ensaio na “VMan”
    POR Redação

    vman-pattiEnsaio na “VMan” se inspira em Patti Smith e Robert Mapplethorpe ©Reprodução

    A roqueira Patti Smith e o fotógrafo Robert Mapplethorpe serviram de inspiração para um editorial da “V Man”, estrelado por Freja Beha Erichsen e Christian Brylle. Christian também foi o fotógrafo de ensaio, incorporando bem o espírito de Robert Mapplethorpe, não? Patti e Robert se conheceram por acaso em Nova York, no verão de 1967, quando eram dois garotos pobres com vontade de fazer arte.

    A jovem dupla era inseparável e boêmia e no livro “Apenas Garotos”, de Patti Smith, a artista conta as histórias da época em que passeavam pelas ruas de Nova York, sem dinheiro para comer, cruzando a cidade em busca de um lugar para dormir e só com a roupa do corpo.

    patti-robertPatti e Robert eram inseparáveis ©Reprodução

    “Eu estava sempre faminta. Meu metabolismo era muito rápido. Robert conseguia ficar sem comer muito mais tempo do que eu. Se estávamos sem dinheiro, a gente simplesmente não comia. Robert ainda conseguia funcionar, embora ficasse um pouco agitado, mas eu parecia que ia desmaiar”, diz Patti em um trecho do livro.

    tumblr_ld4zvckbwf1qbanjdo1_r1_500Patti Smith e Robert Mapplethorpe ©Reprodução

    A obra — que é uma homenagem a seu amigo Robert, que morreu vítima de AIDS em 1989 — também narra episódios em que encontra gente como Jimi Hendrix e Janis Joplin. A maior parte da história de “Apenas Garotos” se desdobra antes da fase tabu do trabalho de Mapplethorpe como fotógrafo. Marcado por várias fases, a obra do companheiro de Patti é geralmente associada a suas séries de imagens de sadomasoquismo. Mas durante a década de 1980 seu trabalho era citado em todos os lugares e seus clientes incluíam famosos de Hollywood e membros da nobreza europeia. Fez retratos de Isabella Rossellini, Andy Warhol e, claro, Patti Smith.

    Veja na galeria fotos do ensaio da “VMan”, em que Freja Beha “interpreta” Patti e Christian Brylle faz as vezes de Robert Mapplethorpe. Ficou parecido?

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW