FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Sr. Ford volta a debater o “timing” da moda com preview de sua coleção secreta
    Sr. Ford volta a debater o “timing” da moda com preview de sua coleção secreta
    POR Redação

    tomford3

    O feriado de 15 de novembro terminou _pelo menos para os fashionistas_ com a notícia de que a coleção feminina de Tom Ford havia finalmente sido revelada. Desfilada à portas fechadas durante a semana de moda de Nova York, a apresentação foi um dos mais comentadas, nem tanto pelas roupas que apenas 100 pessoas puderam ver bem de perto, mas sim pelo fato de Ford ter exigido a ausência de câmeras de foto ou vídeo, com exceção de Terry Richardson, que foi contratado especificamente para registrar o momento.

    O furo veio via “Vogue” (a americana, claro), que publicou em seu site entrevista + ensaio com o estilista clicado por Steven Meisel, onde pode-se ver pela primeira vez _nitidamente_ as roupas que compõem seu verão 2011. Na matéria, Ford, que pede para ser chamado de agora em diante de Sr. Ford, reacende o debate sobre o timing da moda com depoimentos tipo: “Eu não entendo porque todos precisam ver tudo online um dia após o desfile. Eu não acho que sirva o consumidor, que é o principal foco do negócio”.

    Sr. Ford ainda reclamou da relação maluca _lançada por ele próprio nos anos áureos da Gucci nos anos 1990_ que a moda mantém com celebridades. Vestindo-as para quase todo e qualquer evento apenas como mídia para uma coleção recém-desfilada e que demoraria ainda 6 meses para estar disponível para o consumidor.

    tom-ford

    O estilista agora vem mais focado no negócio como um todo. Sem disponibilizar dos recursos infinitos de um grupo como a PPR (detentor da Gucci e outras marcas de luxo, como YSL, Balenciaga e Bottega Veneta), Sr. Tom investe em privacidade e exclusividade. “É sobre individualidade. Roupas reais, mulheres reais. Eu quero que seja um lugar em que a mulher saiba que poderá ir quando quiser uma ótima jaqueta _não uma jaqueta cara e falsa, mas algo que tenha valor intrínseco. Eu não acho que a moda tenha que mudar a cada 5 minutos. Eu gostaria que essas fossem roupas para se usar ao longo do tempo _ durante 10, 20 anos_, roupas que a mulher possa passar para sua filha”.

    Sobre a coleção extremamente luxuosa e sofisticada, Ford explica que tem mais a ver com seu trabalho na Yves Saint Laurent, do que o glamour extra-sexual que imprimiu na Gucci. Da vibe YSL brota o clima 70s _atual paixão de Ford_ completo com estampas animais, muito brilho, e as calças amplas e blusas de seda decotadas que se tornaram sinônimo de seu estilo. Sua recente obsessão pela beleza pura dos objetos confere às peças algo  único em termos de acabamentos manuais, quase como se fossem itens de alta-costura.

    Enxuta, para manter a exclusividade, a coleção será vendida apenas nas suas 16 lojas masculinas espalhadas pelo mundo. Isso até a próxima temporada, para a qual já está em negociação com grandes lojas de departamento. Sobre o desfile fechado, Ford diz que não haverá mais. O lançamento de seu verão 2011 foi um evento único, já que as coleções futuras poderão ser vistas apenas por hora marcada em seu showroom que fica em Londres. Ah, e somente por compradores e editores de moda selecionados _nada de repórteres ou blogueiros. Por enquanto.

    + vogue.com

    + Erika Palomino fala sobre o desfile fechado de Tom Ford

    Não deixe de ver
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    FFW