25.08.2017 / Moda / por

Tudo o que você precisa saber sobre o SPFWN44

A fachada do evento onde pode se ver o trabalho da Ps2
A fachada do evento onde pode se ver o trabalho da Ps2

Identidade visual

Quem assina esta edição é a agência ps.2 arquitetura + design, de Fábio Prata e Flávia Nalon. O escritório cria projetos gráficos para mídia impressa e digital e já recebeu diversos prêmios, como o TDC New York Award e o ‘best of the best’ no alemão Red Dot Award. Fábio e Flávia são membros da AGI – Alliance Graphique Internationale e da ISTD – International Society of Typographic Designers. Eles que fizeram o livro da Marina Abramović no Brasil, programas de identidade visual para o MIS RJ, Itaú Cultural, Pivô, entre outros trabalhos ligados à área de cultura. E é a ps.2 que fez o projeto desse seu site querido, o FFW.

A criação da identidade visual e expografia para a São Paulo Fashion Week N44 reflete o olhar de um time de designers gráficos sobre o histórico de desfiles anteriores. A intensa variedade de estampas e padronagens forneceu os elementos gráficos que, combinados com textos, deram origem a peças de lambe-lambe para aplicação nas colunas da bienal. É uma proposta alegre e otimista, que acredita no Brasil e na potência dos criativos brasileiros.

Fashion power: participações especiais

Vanessa Moe / Reprodução
Vanessa Moe / Reprodução

Esta edição tem duas convidadas especiais, Jahnkoy e Vanessa Moe. Seus trabalhos são distintos, mas têm pontos em comum: riqueza visual e preocupação com formas de produção. Suas coleções são projetos artesanais e altamente criativos. Vanessa é uma brasileira que vive na Austrália e vem ao evento mostrar sua coleção Circles, criada a partir de uma pesquisa com tribos aborígenes da Oceania. As peças são inteiramente feitas à mão (levaram oito meses) em cores ricas e tecidos luxuosos e têm, como pano de fundo, a abundância cultural das tribos.

Maria Kazakova, da Jahnkoy / Reprodução
Maria Kazakova, da Jahnkoy / Reprodução

Jahnkoy é a marca de Maria Kazakova, artista russa que foi finalista do prêmio Louis Vuitton deste ano. Ela enxerga a moda e o mundo de uma maneira particular e sua visão se estende por tudo o que faz. A Jahnkoy usa materiais de segunda mão, que são retrabalhados, ganhando valor criativo e artesanal, resultando em uma peça nova cheia de sentido e valores nobres. No SPFW, ela vai fazer uma apresentação no meio da Bienal. Quer saber mais sobre a Jahnkoy? A gente conta tudo aqui.

Boas vindas

Looks da coleção atual da Coven / Cortesia
Looks da coleção atual da Coven / Cortesia

A estilista Liliane Rebehy retorna ao evento, com sua incrível marca de tricô Coven. Ela tem a expertise da confecção artesanal e decorativista, misturando referências art déco na cartela de cores e no desenho geométrico com shape próximo do corpo. O resultado é uma imagem ao mesmo tempo artesanal, urbana e contemporânea. E nós estaremos atentos para ver o que Liliane reserva para seu desfile. Mais sobre a Coven, em uma matéria bem legal aqui.

Vamos a la playa

Carol Trentino no desfile da Água de Coco no SPFW N42 / Agência Fotosite
Carol Trentini no desfile da Água de Coco no SPFW N42 / Agência Fotosite

E chegou aquele momento do ano que o calendário recebe as marcas de moda praia, que certamente irão elevar a temperatura com suas criações para o próximo verão. Lenny, Triya, Água de Coco e Vix são os desfiles de beachwear da semana. E pode esperar por modelos tops como Carol Trentini, já confirmada no casting da Água de Coco.

Top 5

Look da marca Borana, do Espírito Santo
Look da marca Borana, do Espírito Santo

Na segunda edição do projeto que funciona como um acelerador de pequenos negócios, cinco marcas vindas de regiões diferentes do Brasil foram selecionadas. São elas: Borana (ES), Kalline (SC), Karine Foury (RJ), Led (MG) e Vankoke (RN). O desfile que iremos ver é uma apresentação delas antes de passarem pelo processo, que inclui consultorias e acompanhamentos na gestão. “O Top5 tem como principal objetivo transformar estas empresas em cases de inspiração regionais e nacionais e utilizá-las como modelo de sucesso, motivando outros empreendedores a replicarem processos semelhantes para a indústria da moda”, diz Heloisa Menezes, diretora técnica do SEBRAE Nacional, parceiro da ação. Mais sobre o Top 5.

O hackaton da Natura

O mosaico da diversidade que já está ativo no site da Natura
O mosaico da diversidade que já está ativo no site da Natura

A ação #TodaBelezaPodeSer vai movimentar as redes dentro e fora da Bienal durante a semana de moda. Lançada nas redes sociais em 21 de agosto, a ideia é chamar internautas a expressarem seus pontos de vista sobre a pluralidade da beleza. Você posta com a # e sua foto pode entrar no mosaico da beleza exibido nos telões da Natura, criando um patchwork da diversidade brasileira.

Já num recorte de moda, o estilista-ativista Apolinário, da marca Cemfreio, fará a cocriação de uma coleção com a participação de 16 pessoas, a fim de criar um grupo plural, com diversidade de gêneros, idades, atividades profissionais e estilos. “Juntos estaremos hackeando a SPFW no sentido de levantar pontos de vista diversos sobre beleza e moda para fortalecer essas plataformas como duas micropolíticas que fortalecem a diversidade como canal estratégico de colaboração para o desenho de um novo mundo”, diz o curador Jackson Araujo. E essa apresentação carrega de energia e todos esses valores fecha o SPFW. A Natura também assina a beleza de todos os desfiles da temporada.

Palco Chilli Beans

Iza / Cortesia
Iza / Cortesia

Parceira antiga da casa, a Chilli Beans vai montar um palco no segundo andar da Bienal, onde vai receber artistas da música brasileira contemporânea para um mini festival de música. Iza, Rico Dalasam, As Bahias e a Cozinha Mineira e outros nomes com produções lançadas em 2017 se apresentam durante os dias do evento. O line-up completo você pode ver aqui.

Ao vivo

Leo Picon em visita ao escritório do SPFW / Reprodução Instagram
Leo Picon em visita ao escritório do SPFW / Reprodução Instagram

Nesta edição, o canal do SPFW no Youtube vai fazer uma cobertura mais expressiva, ancorada em um estúdio na sala de imprensa. E alguns youtubers foram convidados para fazer esse report diário, d segunda à quinta, das 19h às 21h. Tatá Estaniecki e Leo Picon serão os âncoras. Ainda participam Nina Secrets, Gabriela Rippi, Rachel Appolonio, Raissa Machado, Mary Saad, Coccielo e Paola Ludtke. O projeto do canal SPFW Oficial é uma parceria do São Paulo Fashion Week com a BrandTV e a cenografia do estúdio é assinada pela arquiteta Helô Marques.

Inteligência artificial

A Microsoft irá realizar uma experiência com inteligência artificial durante o evento. Os especialistas do SPFW ensinaram a tecnologia de inteligência artificial da Microsoft a entender signos de estilo que sugerem afinidade com as diferentes marcas que compõem o calendário. A partir da análise em relação às preferências e “look do dia” de cada visitante, a Microsoft AI irá recomendar uma coleção. Para participar da ação, os visitantes devem tirar uma foto mostrando seu look no momento da experiência.

Mostra

Leo Faria / Reprodução
Leo Faria / Reprodução

O fotógrafo Leo Faria, que assina as galerias de street style do FFW, fará uma exposição dentro da Bienal durante o evento. A mostra chama-se Equals.

Por uma boa causa

Foto de João Adriano Mucuapera / Cortesia
Foto de João Adriano Mucuapera / Cortesia

Outra exposição é a Meu Mundo Resiste Aqui, produzida por refugiados e imigrantes e que pode ser vista no espaço do TNT Energy Drink. A mostra reúne o olhar dos autores sobre a nova rotina que enfrentam no Brasil. São 100 fotos com produção própria dos participantes, que retratam desde suas pequenas ações do dia a dia, com destaque para a nova moradia, os costumes preservados e a relação com amigos e familiares. As imagens foram instaladas dentro de malas, elemento lúdico que simboliza a vinda deles até o Brasil. A instalação é acompanhada de vídeos em que os autores das fotos falam do ponto de vista de quem tem, por diversos motivos, que abandonar sua vida anterior – país e afetos -, para buscar uma vida nova em um local com cultura e costumes diferentes. Eles falam sobre amor, as referências de lar, da saudade e futuro. A curadoria do projeto é da agência criativa Pirô de Imagem, que distribuiu as câmeras e converteu o material para a exposição. Os convidados têm origem da Síria, Haiti, Moçambique, Congo, Damasco e Marrocos.

Get together

Lobby do Seen, no hotel Tivoli / Reprodução
Lobby do Seen, no hotel Tivoli / Reprodução

E para começar a maratona com energia e alegria, tem um happy hour no Seen, restaurante que abriu este ano no topo do hotel Tivoli, no 23º andar, com uma das melhores vistas da cidade.

Calendário atualizado

Saiba quem desfila quando durante o SPFWN44:

DOMINGO

16h Iódice

SEGUNDA-FEIRA

10h Uma Raquel Davidowicz

11h30 Paula Raia

15h Osklen

16h30 Vix Paula Hermanny

17h30 Fabiana Milazzo

18h30 João Pimenta

19h30 Lilly Sarti

20h30 Triya

TERÇA-FEIRA

10h Giuliana Romanno

11h Vitorino Campos

15h Lenny Niemeyer

16h Vanessa Moe

17h PatBo

18h Two Denim

19h LAB

20h Agua de Coco por Liana Thomaz

QUARTA-FEIRA

10h Animale

11h30 Gloria Coelho

14h Ronaldo Fraga

15h Sissa

16h30 Cotton Project

17h Jahnkoy

17h30 Top 5

18h30 Amir Slama

20h Lino Villaventura

21h Tig

QUINTA-FEIRA

12h Samuel Cirnansck

14h30 Coven

16h00 Helo Rocha

17h30 Juliana Jabour

18h30 Apartamento 03

19h30 Reserva

20h30 Ratier

21h #todabelezapodeser


Relacionadas


Veja Também