A campanha do novo perfume Daisy de Marc Jacobs ©Reprodução
As lojas pop-up já não são novidade, mas quando se trata de Marc Jacobs, tudo vem embalado em frescor, ainda mais com esta forma de pagamento: pague com um tweet.
A nova boutique temporária da marca em Nova York, que vai funcionar de 7 a 9 de fevereiro, ganhou o nome (bem fofo) de “The Daisy Marc Jacobs Tweet Shop”. O perfume Daisy é o carro-chefe, mas não é a única coisa à venda; outros acessórios também estarão disponíveis e tudo com a mesma forma de pagamento. A “moeda” aceita é um post no Twitter, no Instagram ou Facebook com a #MJDaisyChain. E só. Vale lembrar que, apesar do consumidor não gastar dinheiro, essa rede de postagens vai fazer a # circular por milhões de redes e perfis, atingindo mais milhões ainda de usuários/possíveis compradores do perfume.
A decoração do espaço também foi pensada para manter as pessoas lá por mais tempo. Tem comidas, bebidas, Wi-Fi, uma máquina de fotos — e nada de caixa ou máquina de cartão. E ainda, o post mais criativo do dia ganha uma bolsa da nova coleção da marca.
Essa não foi a primeira vez que uma fragrância de Marc Jacobs é atrelada a esse tipo de marketing. Quando o perfume Honey foi lançado no ano passado, sua estreia foi vinculada a uma campanha no Google Maps em que o estilista mostrou seus lugares preferidos em várias cidades. Quando os navegantes carregavam seus próprios locais no mapa, já estavam concorrendo ao produto e a roupas.
Ações desse tipo fazem as marcas refrescarem e inovarem suas estratégias de marketing. O dinheiro em si deixa de ser a única moeda de troca. É só pensar em quanto uma personalidade da web recebe para postar algo de uma marca. Agora imagina milhões de fãs reais fazendo isso em troca de um perfume. Para a Marc Jacobs o custo benefício é certeza de sucesso.