Isabelle Gex, presidente global da Fendi Perfumes, com o lançamento L’Acquarossa ©Divulgação
Distribuição, taxas e processos de importação são os três principais gargalos que tornam o mercado brasileiro tão complexo. Quem diz isso é Isabelle Gex, presidente global da Fendi Perfumes, marca que quer conquistar o coração — e principalmente os pulsos e aquele lugar atrás da orelha — das brasileiras. “É difícil mas, por outro lado, o Brasil é um país em desenvolvimento, parte do Brics [bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul]. É um mercado promissor para nós”, acrescenta, justificando o investimento da marca italiana.
A Fendi lançou nesta terça-feira (03.12) o eau de parfum L’Acquarossa em evento na loja do shopping Cidade Jardim, em São Paulo, onde Isabelle conversou com o FFW. No ranking da Sephora, a fragrância é a número um no Oriente Médio e está entre as 15 mais vendidas na Argentina. No Brasil, a meta é ficar no top 20. Para Isabelle, a fragrância será bem aceita porque a mulher brasileira é muito parecida com a italiana: ambas são confiantes, expressivas e de personalidade forte. “Deve ser por isso que a Fendi está indo tão bem no Brasil. O espírito da marca é muito próximo do da brasileira. A Fendi triplicou seus negócios no país, e estamos em um momento muito forte para as fragrâncias.”
A Fendi ingressou na divisão de fragrâncias em 2010, com o Fan di Fendi (que tem versões masculinas e femininas), e o L’Acquarossa é a segunda fragrância da grife. “Há muita competitividade nesse mercado. São muitos lançamentos por ano, e hoje em dia todo mundo pode fazer o seu perfume. É difícil para o consumidor, mas a vantagem é que todo mundo pode encontrar sua própria fragrância. E para nós, como somos o new kid on the block na indústria de fragrâncias, o objetivo principal é mostrar que o perfume é fiel ao DNA da marca: sofisticada, glamorosa, sexy.”
A ideia da grife com a nova fragrância era fazer uma espécie de tributo à mulher italiana, sem deixar de lado as cores, que são muito importantes na construção de imagem da Fendi. “A cor vermelha veio com muita facilidade. E a Fendi estava envolvida com a renovação da Fontana di Trevi, em Roma. L’Acquarossa é uma mistura de vermelho, que simboliza a paixão, e de água, a fonte. Daí surgiu L’Acquarossa [água vermelha, em italiano].” O eau de parfum, floral e fresco, com leve amadeirado, mescla flor de lantana, bergamota e cedro. A escolhida para a campanha foi Chiara Mastroianni, filha de Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve. O preço varia de R$ 204 a R$ 335 (de 30ml a 75ml) na Sephora.