A fila quilométrica na abertura da H&M no Chile ©Reprodução
Que a gigante sueca H&M quer iniciar as suas atividades no Brasil já não é novidade, mas agora parece que esse momento está mais perto. Apesar de ainda não existir nenhuma confirmação oficial por parte da marca, de acordo com uma notícia publicada na “Folha de S.Paulo” desta terça-feira (15.10), a varejista está procurando espaços para abrir a primeira loja na avenida Paulista, em São Paulo, em 2014. A empresa planeja inaugurar no país cinco lojas nos primeiros 12 meses e mais 15 ou 20 nos primeiros anos, em pontos que devem incluir shoppings.
Ainda segundo a “Folha”, a grife chegará com uma média de preços mais baixa que a GAP e a Topshop, e quer assumir o mesmo posicionamento que tem nos restantes países onde atua – uma rede popular de fast-fashion. O fato de a Paulista ser a prioridade reflete esse posicionamento. Pela avenida, passam diariamente cerca de 1,5 milhão de pessoas. O ponto em questão faz esquina com a rua Haddock Lobo.
A rede, que abriu a primeira loja na América Latina, no Chile, em março deste ano, possui cerca de três mil lojas espalhadas por 53 países e fatura aproximadamente R$ 5,2 bilhões ao ano (lucro em 2012). A Gap também abriu primeiramente em outros países da América Latina, como o Uruguai, antes de chegar ao Brasil. Do ano que vem, de fato, não deve passar. Enquanto as fãs de moda já podem comemorar, muitas marcas e concorrentes podem arregaçar as mangas, pois a chegada da H&M só vai deixar tudo ainda mais competitivo.