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    Com apenas 30 anos, Joseph Altuzarra vende parte de sua marca ao grupo Kering
    Com apenas 30 anos, Joseph Altuzarra vende parte de sua marca ao grupo Kering
    POR Augusto Mariotti

    O estilista Joseph Altuzarra em frente a um de seus mood boards ©Reprodução

    O grupo Kering (ex-PPR) anunciou um investimento minoritário na marca Altuzarra, do estilista francês-americano Joseph Altuzarra, 30. Há menos de um ano, o mesmo grupo comprou 51% da grife britânica Christopher Kane. Executivos da Kering disseram ao portal WWD que preferem investir em marcas novas com potencial de crescimento. Do outro lado, os estilistas à frente de pequenas empresas estão abertos a receber ajuda para que possam enfrentar a competitividade.

    O negócio fechou na quinta (05.09) e foi anunciado nesta manhã pelas duas partes, poucos dias antes do desfile da grife na semana de moda de Nova York. Acompanhe a semana de moda aqui

    O valor não foi revelado, mas segundo Alexis Babeau, diretor administrativo da divisão de luxo da Kering, a companhia permanece independente e controlada por Altuzarra e sua família. “Joseph terá acesso à expertise da Kering quando precisar”.

    Ainda segundo o WWD, a negociação começou um ano atrás. Até então a marca era financiada com a ajuda da família de Altuzarra. “Havia a necessidade de suporte financeiro, mas também de infraestrutura e experiência. Eu precisava muito de um parceiro que poderia me dar a expertise necessária para este negócio”, diz o estilista. “Estou muito feliz em iniciar esse relacionamento com a Kering, um grupo reconhecido por sua excelência no mercado de luxo com um histórico incrível de nutrir alguns dos melhores talentos da indústria da moda”, continua. “Essa parceria vai permitir que a marca seja desenvolvida, sempre de acordo com a minha visão criativa. Não poderia estar mais feliz e orgulhoso”.

    “Joseph é um designer verdadeiramente talentoso e já tem reconhecimento em poucos anos de trabalho. Ajudando um jovem estilista a acelerar o desenvolvimento de sua marca, a Kering cumpre sua missão de dar força a novos talentos criativos”, diz Babeau.

    Até então, Altuzarra mantinha uma operação pequena, com uma equipe fixa de oito pessoas e distribuição em 50 lojas online. “Foi muito importante para mim manter a Kering com uma parte menor neste momento e deixar que o controle seja nosso. Eles foram muito compreensivos em relação a essa minha decisão, o que é muito raro”, diz o estilista.

    Claro que, com o investimento, podemos esperar por uma linha power de bolsas, peça que ainda não era produzida pelo jovem estilista. É na coleção de acessórios onde ele encontra a maior pressão para se desenvolver, mais ainda do que sua própria coleção de roupas.

    Altuzarra lançou sua marca em 2008 e desde o início teve suporte de revistas. Ele estagiou com Marc Jacobs, fez um trabalho freelance na Proenza Schouler e foi assistente de Riccardo Tisci, na Givenchy, onde conheceu Carine Roitfeld, que tornou-se uma das madrinhas de sua marca, usando as peças desde o início. “Eu era amigo da assistente de Carine, ela foi ao meu primeiro desfile e gostou”, lembra. Sua primeira coleção foi comprada por multimarcas como Barneys New York e Dover Street Market.

    Agora, com nova perspectiva pela frente, ele garante que vai usar o investimento exclusivamente para seus negócios. “Não vou pegar esse dinheiro e comprar uma casa no Havaí ou St. Barth’s”.

    Em tempo: segundo o WWD, a LVMH está em negociações adiantadas com o designer de sapatos britânico Nicholas Kirkwood.

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