Montagem com as fotos dos palestrantes do seminário Fashion Talks, que une Brasil e Noruega ©Divulgação
Apesar de distantes, e não apenas geograficamente, Brasil e Noruega se aproximam cada vez mais em acordos comerciais, culturais e sustentáveis. Uma prova disso é que acontece nesta terça (13.08), em Oslo, o evento Fashion Talks, que irá debater questões como moda, design, economia criativa, sustentabilidade, inovação e a cultura dos dois países, com a finalidade de um intercâmbio de conhecimento.
Com patrocínio da embaixada brasileira na Noruega, o evento foi criado por uma brasileira, a antropóloga e jornalista Lígia Krás, que há doze anos estuda as relações culturais entre os dois países. “Existe na Noruega hoje um possível resgate de identidade cultural própria na moda e o Brasil tem tentado muito achar esse caminho. Por outro lado temos no Brasil iniciativas de economia criativa muito inspiradoras para um país como a Noruega”, diz Lígia. Vicunha Têxtil e Canna estão entre os apoiadores brasileiros. Em contrapartida, as grifes que apoiam enviaram brindes que serão entregues aos participantes e ao público do evento.
O seminário conta com painéis de discussão com a participação de profissionais de diversas áreas, como jornalismo, marketing, coolhunter e design. “As diferenças entre Brasil e Noruega como países de moda são inúmeras, mas também vemos muitas semelhanças. Por exemplo, encontramos muitos dos mesmos desafios, como a globalização, o fast fashion e a internet. E, além disso, existem muitas coisas interessantes acontecendo tanto nas cenas de moda brasileira e norueguesa”, diz Siw Andersen, fundador da fashionFokus, que organiza o evento.
@fashionfokus #BrazilNorway