Eugene Rabkin, fundador de um dos maiores fóruns mundiais de moda, o StyleZeitgeist ©Reprodução
Em uma matéria publicada por Eugene Rabkin, um dos colaboradores do site The Business of Fashion, ele questiona a pouca importância dada aos fóruns de moda. Fundador de um dos maiores fóruns mundiais desse segmento, o StyleZeitgeist, e editor da revista com o mesmo nome, Rabkin coloca os fóruns de moda na posição de antecessores dos blogs, mas mais importantes e democráticos que os mesmos, e pergunta-se por que as pessoas não olham para os fóruns com tanta seriedade (ou interesse) como olham para os famigerados blogs.
Os fóruns de moda, segundo explica Rabkin, são ferramentas muito úteis não só para quem quer ficar por dentro das discussões mais quentes do mundo da moda, mas também para designers e lojistas conhecerem melhor comportamentos de consumo ou para estilistas terem uma ideia de como os consumidores estão avaliando cada coleção. E a maioria das opiniões é sincera: o caráter anônimo com que os usuários podem se inscrever nos fóruns permite que as suas identidades sejam preservadas e que as opiniões dadas sejam desprendidas de qualquer ligação com a pessoa física. Este tipo de honestidade opinativa que se encontra nos fóruns, e talvez menos nos blogs, é altamente valorizada; a sua natureza alicerçada em uma conversação aberta e livre faz com que sejam mais democráticos do que os blogs — de acordo com a linha de pensamento de Rabkin.
Layout do fórum StyleZeitgeist ©Reprodução
Os fóruns funcionam por temas de conversa. Qualquer pessoa pode se tornar membro e iniciar uma conversa, juntar-se a uma já existente, partilhar uma compra ou postar um look do dia. No fundo, o mesmo que se faz em blogs, mas de uma forma mais participativa e dinâmica – os usuários entram no tema que lhes interessa e discutem com outras pessoas interessadas no mesmo assunto. Susanna Lau, mais conhecida por Susie Bubble, fundadora do blog Style Bubble, era membro assíduo e participativo do The Fashion Spot. “Tinha membros que realmente abriram os meus olhos para o que acontecia no Japão, por exemplo. (…) Eu gostava de fazer parte daquela comunidade e sentir que podia ter conversas com pessoas que eu não teria na vida real”, explica a blogueira.
Layout do fórum The Fashion Spot ©Reprodução
Os fóruns citados por Rabkin, como o The Fashion Spot, o fórum por excelência para a discussão de moda feminina, ou os fóruns de moda masculina (estes últimos muito mais fragmentados por temas, como o StyleForum, para discutir menswear de luxo, o Superfuture para streetwear ou o seu próprio fórum, o StyleZeitgeist, focado em designers e moda artesanal), todos apresentam números de acessos significativos. Embora nem todos os inscritos postem as suas opiniões – a maioria dos usuários só quer ficar informada –, o StyleForum, por exemplo, tem aproximadamente 128 mil membros registrados e gera 10 milhões de pageviews por mês (de acordo com os dados que o próprio fórum fornece aos anunciantes, sua principal fonte de renda).
Então qual será a razão para que uma ferramenta tão útil seja muitas vezes esquecida e pouco utilizada? Quem usa, usa muito, mas a verdade é que há relativamente poucas pessoas utilizando fóruns, principalmente de moda. Talvez as redes sociais tenham dissipado os vários fóruns existentes. E talvez os blogs tenham feito tanto sucesso com o seu formato que os fóruns, os seus verdadeiros antecessores, perderam o brilho. Todos os fóruns citados, que começaram por ser só isso mesmo, já se converteram ao layout dos blogs.
E vocês? Usam fóruns de moda? Quais os seus preferidos?