Michael Phelps para Louis Vuitton. Foto divulgada no dia 7 de agosto ©Reprodução
Nesta edição de 2012, o Comitê Olímpico Internacional criou uma regra muito específica, a “Regra 40”, em que deixa claro que nenhum atleta poderia participar de campanhas publicitárias não relacionadas às olimpíadas no período de 18 de julho a 15 agosto. Simples e direta. No entanto, tal restrição poderá custar as quatro medalhas de ouro e duas de prata conquistadas pelo nadador americano Michael Phelps, já que imagens de sua campanha para a Louis Vuitton vazaram no website espanhol Elperiodico.com no dia 7 de agosto, com o comentário de que o nadador seria o novo rosto da marca.
Larisa Latynina e Michael Phelps na campanha da Louis Vuitton, clicada por Annie Leibovitz ©Reprodução
No fim, tudo dependerá da Louis Vuitton. Caso se confirme o álibi da marca, de que as imagens foram roubadas e publicadas sem autorização, o recordista americano continuará com suas seis medalhas na coleção. No entanto, se for comprovado que as imagens foram vazadas intencionalmente, o atleta corre sério risco de perdê-las, voltando assim a ter “apenas” 16 medalhas. Curiosamente, caso isto aconteça, o recorde de maior medalhista nas olimpíadas voltará à Larisa Latynina, a ginasta ucraniana que contracena com Phelps em uma das imagens, fotografada por Annie Leibovitz. A campanha, já no ar no website Louis Vuitton Journeys: Beyond the Limits, conta também com um vídeo-experiência com as inspirações do atleta americano.