FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Cinderella Flash
    Cinderella Flash
    POR Redação

    Cinderella Flash em Paris ©Divulgação

    Assim como o essencial é invisível aos olhos, a beleza vai muito além de padrões de estatura e peso. E é baseado nessa máxima que o Cinderella Flash foi criado há mais de 10 anos pela artista plástica cearense Tetê de Alencar que, radicada em Londres desde 1990, quis protestar contra o que ela considera “ditadura da moda e exploração do corpo feminino”. O projeto constitui-se da seguinte forma: várias mulheres se reúnem e juntas vão a lojas de marcas de luxo onde, no provador, se fotografam com peças caras. O detalhe é que utilizando o flash, tais “modelos” escondem o rosto para, analogicamente, representar todo o gênero. Em 2012, após edições na Inglaterra, Estados Unidos e França, o Cinderella Flash acontece no Brasil nesta sexta-feira (03.08).

    Antes de ganhar abrangência intercontinental, no entanto, o Cinderella Flash começou com a própria Tetê de Alencar que, em 2004, ganhou notoriedade ao expor na galeria Oriel Mostyn, no País de Gales, seus autorretratos feitos em provadores no Reino Unido. “Com a repercussão das imagens, comecei a receber cartas de mulheres que se identificaram com o projeto e que gostariam de sair comigo para fazer “compras” (fotos)”, revelou a artista plástica, que ainda adicionou que a iniciativa pretende representar as figuras femininas, independentemente de quaisquer características físicas. Para comparecer à edição brasileira, que acontece em São Paulo, no entanto, é preciso entrar em contato com a Paralelo Gallery, já que o local onde as participantes se encontrarão não será divulgado para que não ocorram tumultos.

    O debate sobre questões como anorexia e restrição de tamanhos em que as roupas são confeccionadas (que, em geral, favorecem mulheres altas e magras), também é levantado, bem como o valor muitas vezes exorbitante dos itens. As fotografias resultantes do Cinderella Flash brasileiro serão expostas na Parelelo Gallery a partir do dia 7 de agosto, onde também se encontra a mostra “Visíveis e Invisíveis”, colaboração de Tetê de Alencar com a artista paraguaia Claudia Casarino.

    Para se inscrever no Cinderella Flash: (11) 2495-6876 ou galeria.paralelo@gmail.com

    – Cinderella Flash em 2008:

    “Visíveis e Invisíveis” @ Paralelo Gallery
    Arthur de Azevedo, 986, Pinheiros – São Paulo/SP
    De 18 de junho a 10 de agosto, das 11h às 19h (sádados das 11h às 15h)
    Entrada gratuita
    + Site 

    Não deixe de ver
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    FFW