FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Drops de moda: DVF para crianças, a nova polêmica de Marc Jacobs e +!
    Drops de moda: DVF para crianças, a nova polêmica de Marc Jacobs e +!
    POR Camila Yahn

    Anna Wintour, honrada com o mesmo prêmio no ano passado, e Franca Sozzani, que será nomeada este ano ©Reprodução

    Franca Sozzani, editora-chefe da “Vogue” italiana desde 1988, receberá a Ordem de Cavaleiro da Legião de Honra, uma das maiores honras civis na França, no dia 13 de março. O prêmio, que distingue alguém que tenha contribuído significativamente para a “República Francesa”, vai ser entregue na embaixada italiana em Paris pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, seguido de um jantar formal em honra de Sozzani.

    A distinção vem na sequência da nomeação da editora como Embaixadora da Boa Vontade no Programa das Nações Unidas, “Fashion 4 Development” (Moda pelo Desenvolvimento), uma campanha que junta comunidades criativas de todo o mundo para ajudar a cumprir, através da moda, os objetivos do Millennium propostos pela ONU em 2000.

    Vale lembrar que a vencedora da honra no ano passado foi a “correspondente” americana de Sozzani, Anna Wintour.

    __________________________________________________________________________________________

    A nova loja da Chanel, em tons de dourado e preto, abre no  lado oposto da rua da sua anterior boutique ©Reprodução

    A casa francesa Chanel abre nesta quinta-feira (08.03) uma nova loja no número 51 da rua Montaigne, uma das ruas mais luxuosas de Paris. A grife já contava com uma boutique anteriormente dedicada só a joias e relógios exatamente do lado oposto, no número 42.

    A nova loja vai contar com 6.500 metros quadrados divididos por quartos separados espalhados pelos seus dois andares. O piso inferior, além das pequenas obras de arte quase decorativas, é dedicado a bolsas, pequenos artigos em couro, lenços, sapatos e óculos escuros, enquanto que o segundo piso com três quartos é dedicado só às coleções de prêt-àporter. A grife francesa, que parece não sentir os efeitos da crise europeia, pretende ir criando pequenas boutiques pelas ruas parisienses em vez de um “supermercado de luxo”, acrescenta Bruno Pavlovsky, presidente do setor de moda da Chanel.

    __________________________________________________________________________________________

    Uma das imagens do desfile de Inverno 2012 de Nicole Fahri durante a semana de moda de Londres ©Samir Hussein/Reprodução

    Nicole Farhi, estilista francesa residente em Londres, confessou ao jornal inglês “Daily Mail” que algumas celebridades estavam recebendo milhares de dólares para se sentarem na primeira fila dos desfiles. É comum que as casas paguem às celebridades os custos agregados a sua presença no desfile, tais como a hospedagem, a viagem, refeições e roupas, mas as acusações de Farhi são bem mais graves.

    A estilista, também honrada com a medalha de Legião de Honra francesa em 2010, resolveu cumprir com o seu dever de boa cidadã e tornar-se a primeira figura da moda a revelar a conduta que considera “abominável”. “Posso até vir a ser odiada pelos meus colegas, mas não me importa, continuo a achar essa prática abominável e estúpida”, acrescenta.

    Durante a semana de moda de Londres, as primeiras filas de alguns desfiles estão lotadas de celebridades, que trazem grande publicidade e cobertura midiática ao estilista ou à casa que conta com a sua presença. Umas das mais concorridas é a Burberry, que se recusou a comentar.

    __________________________________________________________________________________________

    Diane von Furstenberg no dia do lançamento da sua coleção para a GapKids e GapBaby com a sua neta Talita e amigas ©Reprodução

    A estilista Diane von Furstenberg, conhecida pelas suas estampas coloridas, lançou no sábado (03.03) duas coleções infantis para a americana Gap no The Grove, shopping premium em Los Angeles. A loja da Gap, que recebeu as coleções de Furstenberg para a GapKids e babyGap, contou com várias atrações pensadas nas crianças: um mini zoo com coelhinhos e cachorrinhos, uma passarela em miniatura, um estúdio de fotos e um workshop de colorir.

    A estilista, que disse ao “WWD” que não fazia linhas infantis porque “queria que as meninas crescessem”, acabou por reconhecer que se divertiu muito criando as coleções que já estão nos armários de algumas das “mini-celebridades” mais descoladas de Hollywood.

    __________________________________________________________________________________________

    Marc Jacobs, acusado de pagar injustamente as suas modelos ©Reprodução

    O designer Marc Jacobs, que já causou polêmica durante esta temporada de moda apresentando em seus desfiles modelos com idade inferior aos 16 anos, como Thairine Garcia, a brasileira de apenas 14, foi agora acusado de não pagar devidamente as suas modelos.

    A acusação veio da modelo Hailey Hasbrook, que por meio do seu tumblr, onde conta o seu dia a dia “a pedido de sua mãe e de sua família”, como explica, postou inocentemente o número de horas excessivas que trabalhou para Jacobs e o pagamento que recebeu em roupa, não em dinheiro: uma bolsa, um vestido, uma jaqueta e um par de sapatos. Ainda que para muitas modelos esta prática possa parecer sedutora, aliada ao fato de estarem a construir o seu portfolio desfilando para um estilista reconhecido, ela só vem provar a falta de regulamentação na profissão que o CFDA (conselho dos designers de moda dos Estados Unidos), organização da qual Jacobs faz parte, quer promover.

    A resposta de Marc também não foi bem aceita pela crítica: “As modelos são pagas em trade. Se elas não quiserem trabalhar conosco, elas não precisam”, afirmou o designer no seu twitter.

    O twitter de Marc Jacobs onde o designer responde à polêmica  ©Reprodução

    Não deixe de ver
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Como a Misci se tornou a marca influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    FFW