Capa do segundo volume do livro “RIOetc” ©Reprodução
Longe vai o tempo em que a garota de Ipanema era a única que fazia sucesso. Hoje em dia, seria difícil escrever uma música sobre uma garota (ou um garoto) de um bairro só. Todos passam cheios de graça, pelos diversos bairros da capital carioca. Da Barra ao Centro, o jornalista Tiago Petrik, 37, e a consultora de moda Renata Abranchs, 36, são apaixonados por cada centímetro de Rio de Janeiro e querem mostrar ao mundo o estilo de cada um.
No site que criaram juntos, RIOetc, mostram a sua paixão pela cidade e pelos cariocas e, no Rio de Janeiro onde vivem e trabalham, saem fotografando os estilos de cada área em eventos espalhados pela cidade. O que no início era uma homenagem e um hobbie é, hoje, após o sucesso do site e dois livros lançados, um trabalho full time. O mote é: “Faça o que te deixa feliz e nunca mais terás que trabalhar um dia na vida”.
Nos próximos dias, o FFW vai mostrar o estilo carioca, dividido por áreas e pelo olhar do RIOetc. Nosso primeiro bairro será Santa Tereza, portanto, fiquem ligados aqui!
Renata Abranchs e Tiago Petrik, os fundadores do site RIOetc ©Reprodução
Em uma conversa com o FFW, Renata conta como tudo começou, e começa, todos os dias.
Como começou o RIOetc?
O projeto teve início há quatro anos. Eu e o Tiago somos casados há cinco anos e meio. Sou formada em Belas Artes e design de moda e sempre me interessei muito por looks de rua. Mais até do que pelos de passarela! O Tiago tinha uma paixão muito grande pela cidade e foi uma junção das duas coisas. Curiosamente foi na altura em que a obra do jornalista João do Rio, “A Alma Encantadora das Ruas”, estava comemorando 100 anos e nós decidimos fazer-lhe uma homenagem, tanto que essa frase virou o subtítulo do RIOetc. E do hobbie, virou negócio!
E quando vocês pularam da internet para o livro?
Já temos dois livros na rua, ambos com tiragem pequena, para dar gostinho de “quero mais”. O primeiro, lançado em 2011, teve uma tiragem de 2.500 e este agora, de 3.500. A editora é do Tiago, e ambos foram lançados em parceria com a Catarse, um site de crowdfunding. Então nós costumamos dizer que os nossos leitores nos ajudaram com o nosso projeto!
Como é o processo de trabalho de vocês dois?
No escritório, que inclui o meu Bureau de Estilo, temos 10 pessoas trabalhando fixas e quatro móveis. Todos ficam com o olho treinado para fazer cool hunting (pesquisa de tendências). Mas não é só encontrar tendências legais, as pessoas têm que ser sorridentes, simpáticas, alegres… têm que trazer conteúdo que não sejam só códigos de moda, mas também códigos da cidade. Saímos, mais ou menos, umas quatro vezes por semana acompanhados por um fotógrafo. Tentamos traçar um roteiro diverso, e agora com a equipe maior e com as pacificações em alguns bairros do Rio, vamos fotografar mais longe, vamos a bairros mais afastados dos que os que costumamos fazer.
Que bairros fotografam mais?
Leblon e Ipanema, sexta à tarde e sábado de manhã são um banquete para nós! (risos) Mas estamos sempre atentos aos programas nos diferentes bairros. Programas de rua, grátis, como exposições, feiras, eventos em geral.