FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    #Consumo: sacolas de papel falsificadas viram febre na China
    #Consumo: sacolas de papel falsificadas viram febre na China
    POR Redação

    Mulher passeia com sacolas de papel falsificadas na China ©Reprodução

    Quanto mais o mercado de luxo cresce, mais falsificações são produzidas. Enquanto em países como França, Itália e Estados Unidos o consumidor aperta os cintos nos gastos, nas nações consideradas “emergentes” o número de vendas só tem aumentado.

    A China, como o Brasil, a Índia e a Rússia, faz parte desse grupo de países que crescem continuamente. A moda, é claro, acompanha esse processo de evolução financeira. Esta “febre” por artigos de luxo, no entanto, tem chegado a um nível que às vezes parece exceder o limite da normalidade: em lojas online chinesas, sacolas de papel que imitam os logos de grandes marcas, como Louis Vuitton, Chanel e Gucci, estão entre os itens mais vendidos.

    Em uma rápida pesquisa pela internet, é possível encontrar sacolas cujos preços variam de cinco a 40 yuans (valor que em reais está em torno de 1,45 a 11,60). Segundo o jornal “China Daily”, a loja virtual de Xuesheng Wang, comerciante e dono de uma fábrica local, já vendeu mais de 600 sacolas de papel copiadas da Louis Vuitton, além de caixas do mesmo material estampadas com os famosos logos. Cobrando aproximadamente R$ 0,90 (3 yuans) por produto, Wang contou que, em princípio, os compradores eram majoritariamente pessoas que revendiam bolsas falsas e que esse público agora abrangia uma gama de consumidores muito maior, incluindo até gente que quer os itens apenas para aparentar possuir um padrão de vida mais elevado.

    Sacolas de papel falsificadas da Chanel sendo vendidas em site chinês ©Reprodução

    A infração de leis autorais, neste contexto, não é o único fator preocupante. O mercado de moda, especialmente em se tratando de seu segmento de luxo, tem a intenção de gerar desejo e incitar sonhos, mas até que ponto esse desejo é saudável é uma questão a se pensar.

    Não deixe de ver
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    FFW