FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    O “Sartorialist” volta atrás em entrevista polêmica sobre o mundo dos blogs
    O “Sartorialist” volta atrás em entrevista polêmica sobre o mundo dos blogs
    POR Redação

    scott_abreScott – Sartorialist – Schuman ©Reprodução

    Na última semana foi ao ar uma entrevista bastante polêmica do blogueiro Scott Schuman, o The Sartorialist, na revista online “The Talks”, em que ele diz considerar o sucesso de Tavi, outra blogueira, uma conspiração, não acreditar na mídia impressa e deixar subentendido que apenas ele e sua namorada, Garance Doré, estão agindo do jeito certo nesse ramo.

    “Acho que o sucesso dela [Tavi] é um pouco de conspiração da mídia impressa estabilizada que quer mostrar que essa coisa de blog não é importante, que é feita por um monte de gente de doze anos. Mas vários de nós somos adultos sérios”, declarou o blogueiro sobre Tavi. Ele também acrescentou que a maioria dos outros blogs, para acrescentar um “elemento visual”, roubam imagens de outras pessoas.

    Além dos demais blogs, Scott também criticou as revistas: “Eu acho que todo mundo sabe que não dá mais para acreditar nas revistas, eles sabem que elas são apenas página após página de anunciantes. Revistas são conduzidas pelo medo”, alfinetou Scott, que deixou claro que, por outro lado, ele e sua namorada são íntegros e não fazem esse tipo de coisa. Ele disse também que não tinha nenhum tipo de contato com seus anunciantes, para não estragar essa tal integridade.

    scott_fotosOs trabalhos de Scott, veiculados no “The Sartorialist” ©Scott Schuman

    Porém, Scott foi a público novamente, dessa vez em entrevista ao “The Business of Fashion” e esclareceu alguns pontos da anterior, que segundo o próprio, data de dezoitos meses atrás. A “questão Tavi”, inclusive, é esclarecida, de certa forma.

    “Nosso relacionamento com todo mundo evoluiu. Quando fui conhecendo Bryanboy e Tavi mais, eu passei a respeitar a seriedade deles nisso. É uma luta tentar e construir algo e ainda manter quem você é”, disse ao “BoF”.

    E a relação com os anunciantes também mudou. Dezoito meses depois, Scott é da opinião que posts patrocinados não são ruins se forem feitos do jeito que ele faz, ou se são divertidos de fazer.

    “O que não gosto são posts propagandísticos feitos por debaixo da mesa”, explicou. Contou também que  agora é ele quem vende os anúncios de seu blog, uma mudança significativa já que há pouco mais de um ano isso seria inconcebível. “Eu tenho feito os anúncios para mim e Garance pelo último ano… Assim como levei a vida inteira para aprender fotografia, levei a vida inteira para aprender como vender [anúncios] como grandes agências”.

    Um dos pontos mais surpreendentes da entrevista é quando ele deixa escapar a quantia média de quanto recebe por CPM (custo por mil impressões), e o site “Fashionista” faz a conta: “Ele poderia ser um milionário, agora ou em um futuro próximo. Com seu atual nível de tráfego, com um CPM de $20 – ele chega a ganhar $30 por CPM – e apenas 50% do estoque total vendido, Schuman poderia ganhar, teoricamente, mais de $100 mil por mês apenas com anúncios, facilmente faturando mais do que um milhão de dólares de receita por ano de publicidade, que agora incluem marcas de luxo como Tiffany, Coach e Ferragamo”. Tá bom pra vocês?

    E não, o blog não é suficiente. O Sartorialist se surpreendeu com o sucesso de seu primeiro livro, e já está preparando um segundo volume. “Agora o processo é muito mais fácil, porque eu sei como lidar. E [a editora] ‘Penguin’ está bastante animada”. Como o atual livro ainda está vendendo bastante, a editora está esperando o momento certo para publicar o próximo livro de Scott Schuman, que poderá ser publicado em 2012.

    Resta alguma dúvida que os blogs deixaram de ser “apenas” blogs, e se tornaram grandes – e lucrativos – negócios?

    + Opinião vs. publicidade: a questão da ética nos blogs de moda

    Não deixe de ver
    Como a Misci se tornou a marca influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    FFW