FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Resumo Fashion Rio dia #2
    Resumo Fashion Rio dia #2
    POR Redação

    Via @luigi_torre

    2011/10/5172_collagemodas© Romeu Silveira

    Ainda era cedo, por volta das 16h30. A modelo Aline Weber fumava um cigarro do lado de fora de um camarim com sua longa saia de renda preta, combinada com uma camiseta bem simplezinha. E assim, como quem não quer nada, seu look ecoou pelos principais e mais interessantes desfiles deste 2º dia de Fashion Rio.

    Não é exatamente novo, e alguns podem acusar mimetismo de vontades internacionais _se é que tal argumento ainda faz sentido em tempos em que o mundo inteiro se veste igual. Sem dúvidas é algo diferente, principalmente para as mulheres brasileira. Há tempos tendo os comprimentos curtos como favoritos tanto pela sua sensualidade e jovialidade, estas agora irão encontrar nas coleções de inverno 2011 um indicativo de uma proposta que moda indicar mudanças em seus guarda-roupas.

    Saem os comprimentos curtos românticos e menininhas, entram os longos maduros (no bom sentido) e naturalmente sofisticados, alongando a silhueta feminina. Saias longas _até o chão ou terminando na região do tornozelo_, de preferência amplas, combinadas com camisetas, regatas ou cardigans mais simplezinhos, de proporção mais próxima ao corpo.

    Maria Bonita Extra - Fashion Rio Inverno 2011Maria Bonita Extra ©Agência Fotosite

    Foram estas que chamaram atenção no inverno 2011 da Maria Bonita Extra. Ainda que reservadas apenas a três entradas, se mostram como favoritas na coleção, principalmente pela inteligente proporção que geram com os bons cardigans de comprimento mais curto, tipo logo acima do umbigo.

    Essa mesma proporção aparece também na British Colony, tanto no masculino como no feminino. Neste, funciona maravilhosamente bem com as saias longas de cintura bem alta _as vezes meio clochard_ que Máxime Perelmuter apresentou nesta seu 2ª e tão aguardado desfile no Fashion Rio.

    British Colony - Fashion Rio Inverno 2011British Colony ©Agência Fotosite

    A coleção girou mais uma vez em torno dos clássicos, que, graças aos acertados estudos de modelagem e proporção, nem ficam tão clássicos assim. Encontra-se aí uma das sacadas mais inteligentes da marca. Afinal, consegue propor novas formas e proporções de maneira consistente, porém sem espantar consumidores menos suscetíveis as mudanças moda.

    Seu inverno 2011 vem carregado num clima navy, com origem no personagem Steve Zissou, de Bill Murray em “A Vida Marinha com Steve Zissou” de Wes Anderson. Daí os contrapontos entre o vermelho e amarelo, e o clássico azul marinho e branco, os acessórios em forma de iscas de pescas e todo aquele universo que na mão de Máxime Perelmuter e Daniel Ueda (stylist) ganham contornos 100% contemporâneo.

    É na modelagem esperta, com pequenas alterações naquelas formas clássicas de camisas, blazeres, capas e cardigans que o masculino sai ganhando. Encurtando casacos e alongando camisas e camisetas; dando corte angular/geométrico para blazeres e subindo alguns centímetros as barras da calças, equilibra bem o desejo por uma imagem de moda, com o comercial.

    No feminino não é diferente, apesar da maior intensidade nesses de modelagem. Some-se a isso a força quase que natural das saias longas _aqui um pouco mais curtas para revelar as lindas botas e com fendas para acrescentar um pouco mais de sensualidade_ e a proporção final é ainda mais interessante.

    Coven - Fashion Rio Inverno 2011Coven © Agência Fotosite

    Na Coven são as silhuetas alongadas que se mostram mais interessante. Talvez por conversar melhor com essa imagem “quirky”, ou esquisitinha que a grife quis investir nesse inverno, ao revisitar peças tradicionais, subvertidas graças ao interessantíssimo _e complexo_ trabalho com tricô e tecelagem, somados ao ótimo stylign de Pedro Sales. Combinações inusitadas de texturas, estampas e formas, resultam em imagens fortes, cheias de informação, mas com peças também repletas de apelo comercial.

    O 2º dia de Fashion Rio contou ainda com a coleção de vestidos esculturais da Acquastudio e o divertido desfile da promissora e talentosa Giulia Borges. Seu inverno 2011 vem inspirado no Hanpanda _ animal que é metade panda, metade outro animal, superfofo e bem característico da pop art japonesa_, trabalho da artista japonesa Nagi Noda . Cores fortes, clash de estampas e uma brincadeira com o poá, que pontua toda a coleção, de diversas maneiras e materiais.

    Não deixe de ver
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    FFW