Scott Schuman, do The Sartorialist, fala sobre a polêmica dos blogs que não identificam conteúdo pago ©Reprodução
Scott Schuman, conhecido como “The Sartorialist” por causa do seu blog, lançou recentemente um projeto em parceria com a Luxottica. Intitulado “Faces by The Sartorialist”, o trabalho consiste em um acervo de fotografias de street style que retratam pessoas usando óculos de grau. Mas Schuman foi aquele que fez duras críticas a blogs que têm interesses comerciais. É bem verdade que, na época, ele se explicou e colocou panos quentes na história. Como houve a oportunidade de entrevistá-lo em Florença, durante a Pitti Uomo, ouvimos sua opinião sobre a relação entre blogs e anunciantes.
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Confira a entrevista e, no fim do texto, saiba mais sobre o “Faces by The Sartorialist”.
Há algum tempo você criticou blogueiros que fazem parcerias comerciais, mas agora você está lançando um projeto assim. Você mudou sua opinião?
Uma das coisas que sempre disse e que sempre fui muito crítico são as pessoas fazendo posts para empresas e meio que escondendo isso no blog, sem dizer o que eram. O que sempre fiz e que funciona melhor é quando eu fecho um projeto, por exemplo, com a Luxottica, mas fazemos um blog totalmente separado. Por isso que esse projeto se chama “Faces by The Sartorialist”. Tem o Instagram do “Faces by The Sartorialist”, tem a hashtag, o Twitter, então todo o trabalho que eu faço para esse projeto vai para esses canais. É claramente um projeto comercial. Vou mencionar onde encontrar esse projeto comercial no meu blog, porque eu adoro essas fotos. É como o trabalho para a Burberry: deixei bem claro ‘aqui estão algumas fotografias minhas de um projeto que eu fiz’ e um link de onde encontrar mais. Esse é o jeito que sempre lido com isso, é muito aberto e bem claro que é um projeto comercial, e acho que tudo bem. É como Bruce Weber, um dos meus fotógrafos preferidos; adoro saber o que ele está fazendo, gosto de ver seus projetos comerciais. É um jeito muito melhor de fazer porque, quando comecei a conversar com a Luxottica, disse que não queria colocar isso no meu blog; se eu fizer quero colocar em outro lugar. E eles estavam totalmente abertos a isso, eles criaram um site totalmente novo. Acho que o ponto é trabalhar com empresas que respeitam o artista e encontram novas formas de trabalhar com eles.
Então você acha que é importante deixar claro para os seus leitores quando se trata de um projeto comercial?
Eu acho. Acho que não precisa ser superclaro, mas as pessoas tiram vantagem disso, e são muito amadoras com isso. Muitos blogs que eu vejo obviamente estão fazendo algo por razões comerciais e não admitem. É tão amador e tão óbvio o que eles estão fazendo e eles agem dizendo ‘não…’. Muitos blogueiros vestindo looks supercaros diferentes todos os dias, e você sabe que isso não é a vida real deles. Eu não me importo tanto assim, só que é algo que eu não faria. Eu gosto de realidade nas fotografias. Então é decisão da audiência se eles querem olhar para algo como isso ou não. O que eles fizerem é decisão deles; eu farei as coisas do meu jeito.
Qual a diferença entre este projeto e o seu trabalho normal?
É ótimo trabalhar com uma empresa como a Luxottica. Eles te dão muita liberdade. Então não tem muitas diferenças em relação ao meu trabalho normal. Faço as fotos que eu quero, do jeito que eu quero. Algumas das imagens são do meu arquivo. Eu já vinha fotografando pessoas que ficam bem de óculos por um longo tempo. Algumas são fotos novas. Eu acabei de começar a fotografar para o projeto. São muito similares. Acho que eles querem que eu fotografe pessoas interessantes visualmente, de qualquer idade, qualquer raça, eles não me deram tipos específicos, e fotografarei pelo próximo ano, então estarei ao redor do mundo no próximo ano. É muito parecido com o jeito que eu fotografo para o blog, a única coisa é que eles têm de estar usando óculos, e podem ser de qualquer marca, não importa se não forem Luxottica.
O projeto será apenas online ou será impresso?
Aqui nós imprimimos as fotografias [para o lançamento do projeto, foi criado um espaço com imagens ampliadas em tamanho grande]. Um dos meus melhores amigos é publisher em uma editora. Nós conversamos muito sobre como é difícil a publicação de livros neste momento. Para algo assim [o projeto], eu realmente não acho que precisa um livro. Um livro não é realmente ‘agora’. Eu tenho duas filhas, uma de 15 e outra de 12, quando elas eram mais novas elas liam muito. Agora, tudo que elas leem está no iPad ou no computador. Então, não acho que um projeto assim tenha que estar no papel, acho que isso não é um objetivo. Um objetivo é comunicar. Um modo muito mais moderno de comunicar algo é um lindo Instagram. Algo que engaje as pessoas. Para mim não é importante; acho que isso funciona muito mais na internet.
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Sobre o projeto
A Luxottica contratou Scott Schuman para a criação do projeto digital “Faces by The Sartorialist”. Na prática, Schuman fotografará pessoas estilosas, bem no estilo do seu blog, com a condição de que estejam usando óculos de grau, para publicação no site e no perfil do projeto no Instagram. Além de Nova York, Milão e Paris, ele deve vir ao Rio de Janeiro para o projeto, entre outros destinos.
O objetivo da Luxottica com o projeto é mostrar que os óculos de grau não são mais apenas uma necessidade prática, mas também um acessório de moda. As imagens serão publicadas no site “Faces by The Sartorialist” várias vezes por semana, com links diretos aos sites das marcas de óculos, quando forem da Luxottica.
“Faces by The Sartorialist”
facesbythesartorialist.com
@facesbythesartorialist
+ Assista ao vídeo de apresentação do projeto:
* A repórter Marcela Duarte viajou a Florença a convite de Luisa Via Roma e Texbrasil, com apoio da Pitti Uomo.