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    Gucci: diretora criativa Frida Giannini e CEO Patrizio di Marco deixam a grife
    Gucci: diretora criativa Frida Giannini e CEO Patrizio di Marco deixam a grife
    POR Redação
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    O CEO Patrizio di Marco e a diretora criativa da Gucci, Frida Giannini, deixam a grife em breve ©Getty Images

    A diretora criativa da Gucci, Frida Giannini, e o CEO Patrizio di Marco deixam a grife em breve, segundo comunicado da Kering divulgado na quinta-feira (11.12). O conglomerado de luxo que controla a marca italiana afirma que Frida fica em seu cargo até o fim de fevereiro, quando mostra sua última coleção, de Inverno 2015; Patrizio sai antes, já no dia 1º de janeiro.

    Ainda não foi divulgado quem vai substituir Frida Giannini – Riccardo Tisci, diretor artístico da Givenchy, é uma aposta do mercado. Marco Bizzarri, nomeado diretor executivo da divisão de couture e artigos de couro da Kering em abril, vai suceder Patrizio di Marco.

    Frida Giannini se juntou à Gucci em 2002; em 2004, assumiu o papel de chefe de criação da divisão de artigos de couro e, em 2005, acumulou a posição de chefe de criação do ready-to-wear feminino. Em 2006, ela se tornou diretora criativa. A Kering afirma em seu comunicado oficial que Frida “trouxe a marca completamente para a visão do fundador da grife, equilibrando a autoridade de moda da Gucci com suas raízes artesanais. Desde o começo, ao mesmo tempo em que empurrava a marca na direção do seu lado fashion, Frida Giannini deu nova vida a ícones da grife, trazendo a herança da Gucci ao presente e ao futuro”.

    “Sou verdadeiramente agradecido a ela por suas conquistas, sua criatividade e a paixão que ela sempre incutiu em seu trabalho”, diz o presidente e CEO da Kering, François-Henri Pinault.

    Sobre Patrizio di Marco, que se juntou ao grupo em 2001 como CEO da Bottega Veneta e migrou para a Gucci há seis anos, Pinault declara: “A grande performance conquistada pela Gucci durante a sua gestão é uma prova de seu sucesso. Sua visão estratégica, paixão, dedicação e carisma foram chave para trazer a Gucci aonde ela está hoje. Quero agradece-lo calorosamente e desejar a ele o melhor em seus futuros empreendimentos”.

    Ao noticiar a saída dos dois, a imprensa internacional destacou os recentes resultados comerciais da Gucci. O “The New York Times”, por exemplo, chama atenção para a “estagnação” nas vendas da marca citando que “em outubro, a Gucci registrou seu mais fraco crescimento trimestral em três anos”. Segundo o mesmo veículo, “as vendas da marca de 93 anos – que representam quase um terço da receita anual da Kering – não conseguiram se igualar ao desempenho de etiquetas menores do grupo em anos recentes. As vendas da Gucci nos primeiros nove meses deste ano caíram 3,5% em comparação ao mesmo período de 2013, para 2,5 bilhões de euros (cerca de R$ 8,25 bilhões), a Kering reportou em outubro. Isso em comparação com o crescimento de 12% na Bottega Veneta no mesmo período e o crescimento de 26% na Yves Saint Laurent”.

    Frida Giannini e Patrizio di Marco são casados e têm uma filha juntos.

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