Passada a surpresa da notícia divulgada em janeiro da saída de Ricardo Bräutigam da Ausländer, criada por ele há dez anos, ficou a dúvida sobre os caminhos que a marca seguiria. Pois agora a Ausländer, que ficou nas mãos de Felipe Simão, sócio de Ricardo desde 2011, oficializou sua fusão à também carioca Limits, de Marcio Duek.
A dupla não perdeu tempo e trabalhou em uma série de medidas que têm por objetivo reforçar a marca com vistas a expandi-la. A primeira tarefa foi reestruturar a equipe de representantes e, dessa forma, buscar incrementar sua presença junto a multimarcas — na lista constam nomes como Daslu e NK Store (Brasil), Colette e Galeries Lafayette (França) e El Corte Inglês (Espanha). Além da mudança na equipe, a marca buscou criar uma coleção pensada para o segmento. “É uma coleção com formatação de preço inteligente e um mix de produto melhor para a venda a atacado”, disse Felipe em entrevista ao FFW. Outro ponto importante é que, com a fusão, a empresa passou a ter maior poder de barganha junto às fábricas, reduzindo o risco de atraso em entregas.
Se por um lado a venda em multimarcas é muito representativa para a Ausländer, por outro, criar a imagem desejada depende das lojas próprias — no caso, “da” loja própria. Hoje a marca tem uma unidade no shopping Leblon, no Rio, mas já planeja abrir mais duas ainda neste ano, que também ficarão em shoppings. Esses três pontos, além de ajudarem a fortalecer a imagem da marca junto aos clientes, terão papel fundamental no projeto de franquias, já que servirão de modelo para os futuros franqueados (a unidade do Leblon passará por reformulação em abril). “A franquia é uma ótima forma de expansão, mas é preciso muito cuidado na escolha do franqueado, porque é quase como se fosse um sócio”, comentou Felipe, acrescentando que o grupo já prospecta interessados.
A união entre as marcas também poderá ser vista na prática pelos consumidores. Atualmente a Limits, exclusivamente de moda masculina, tem 25 lojas espalhadas pelo Brasil, e cada uma delas passará a contar com um corner da Ausländer. A inspiração veio de lojas de departamento, em que várias marcas convivem em um mesmo espaço. “Queremos que os clientes vivenciem outros produtos e tenham mais opções.” Para completar a reestruturação, o e-commerce das duas lojas foi tirado do ar e deve voltar totalmente reformulado no prazo de dois meses.
As ações para fortalecer o negócio incluíram montar uma equipe de criação sênior. Após a saída de Ricardo Bräutigam, a direção criativa ficou a cargo de Evans Queiroz (ex-Cantão, Reserva e Limits). Lee Landell (que já trabalhou na Redley e Reserva) e Maria Cecília Saad (com passagem pela Osklen e Reserva) completam o time de estilo. “O Ricardo [que fazia a direção criativa] e eu trabalhamos durante quatro anos juntos e a sociedade sempre foi muito boa, mas todo namoro pode ter um fim. Nós tínhamos visões muito diferentes para o futuro da empresa”, disse Felipe.
O foco agora passa a ser totalmente voltado para produto e moda que, segundo Felipe, são a essência da Ausländer. Com isso, os eventos que a marca costumava fazer, como as badaladas festas, se mantêm, mas haverá um esforço para que estejam em sintonia com a comunicação e a identidade da empresa. “Se vamos fazer uma festa, tem que estar linkada com o tema da coleção, com o produto. Se não, vamos estar contando uma história no desfile, outra no e-commerce e outra nas festas.” Aliás, Felipe planeja levar a Ausländer ainda neste ano para o São Paulo Fashion Week.