A Sephora está finalizando as negociações para a abertura de lojas no Irã.
Segundo a agência “Reuters”, a LVMH, dona da Sephora, está terminando as negociações com um parceiro de negócios no país, que tem grande demanda por produtos de beleza e perfumaria. O Irã é o segundo maior consumidor de beleza no Oriente Médio, atrás apenas da Arábia Saudita, com vendas que superam a casa dos €3.5 bilhões, com expectativa de triplicar nos próximos cinco anos.
As mulheres iranianas, em sua maioria muçulmanas, têm uma forte demanda por produtos de moda e beleza, fato que não é ofuscado pelas burcas e lenços que a religião exige. A Reza Miremadi, que distribui marcas populares da L’óreal como Garnier e Maybelline, afirmou que seja qual for a faixa de renda, a mulher gaste até um terço do seu salário em cosméticos.
Ainda segundo a “Reuters”, diversos gerentes e diretores do grupo LVMH estão com visitas agendadas ao Irã em busca de oportunidades de investimento. Executivos da Dior, Louis Vuitton e Bvlgari já estão com passagens marcadas para o país.
Sara Yalda, escritora franco-iraniana que está organizando uma série de 14 conferências sobre o Irã em Paris no próximo ano, afirma que “muita gente não sabe que a relação dos iranianos com o luxo é bem parecida com a dos franceses e italianos. “Acho que as marcas de luxo serão muito bem sucedidas por lá”, diz.
A agência ainda afirma que muitos outros conglomerados de luxo ainda vêem o país com certa resistência, num clima de “esperar para ver” os progressos econômicos e diplomáticos que o Irã terá nos próximos anos.