Camisetas estampadas, shorts, bermudas e bonés com o logo HIGH em letras garrafais são figurinhas carimbadas nos rolês de rap, hip-hop e skate em diversas regiões do país. A marca é atualmente um dos maiores nomes do streetwear e da moda casual no Brasil. Agora, a High dá um passo largo, mas calculado, em sua trajetória ao abrir sua primeira loja física no coração dos Jardins, bairro nobre de São Paulo, onde se localizam as maiores marcas de moda nacionais e internacionais.
Diogo Roccon criou a High em 2012 em Vitória, no Espírito Santo. Apesar da origem no litoral capixaba, o que inspirava Diogo eram as ondas e o surfe no concreto, o que o fez mudar para Curitiba com apenas um ano de marca, para ficar mais próximo de um dos epicentros da cena do skate nacional. Em Curitiba a marca rapidamente ganhou tração e projeção nacional. Hoje, a High já vende em skateshops de todo Brasil e também no Japão, EUA, Taiwan e Espanha.
O departamento de criação é comandado pelo diretor criativo Leonardo Mendes. O modelo de negócios, clássico às marcas de streetwear, se baseia nos drops – lançamentos constantes e limitados. Mensalmente, a marca prepara novas coleções para seus consumidores, com um mix enxuto de produtos, mas sempre com novidades. Também comum às marcas do segmento, a High não se limita ao vestuário, a ideia é vender todo um lifestyle. Por isso, é comum encontrar produtos como shapes de skate, guarda-sol e cadeira de praia, isqueiros, adesivos, cuecas, meias e até um kit de camisetas vendido em uma embalagem de cereais.
“Não nos entítulamos uma marca de moda, porque para nós o skate e o lifestyle vem antes, mas o que fazemos é sim moda. Nossas coleções são criadas com pesquisa e referências de moda” afirma Diogo, fundador da etiqueta: “Inclusive a loja no Jardins vem também como uma forma de nos aproximar dessa cena de moda de São Paulo”.
Apesar de ter fincado endereço fixo a menos de um mês na capital paulista, a primeira experiência com o varejo físico da High foi em 2019, em uma pop-up na avenida da Consolação, no centro de São Paulo, que ficou aberta por dez dias e serviu como um experimento – de sucesso – para a decisão de abrir uma flagship na cidade. “A ideia da loja é oferecer a experiência completa de consumo do universo da marca. Acredito que é o sonho de qualquer empreendedor de moda ter a sua própria loja física, do cheiro da loja à produtos exclusivos” nos conta Diogo.
Ainda em sigilo, Diogo revela que prepara uma série de colaborações, assim como uma coleção especial de celebração de aniversário da High, que completa uma década em 2022.
A loja da High fica na rua Bela Cintra, 1951.