Casa de Serge Gainsbourg e Jane Birkin torna-se instituição cultural
Filha de Serge, Charlotte Gainsbourg, reabre a casa parisiense do pai como museu, café e loja
Casa de Serge Gainsbourg e Jane Birkin torna-se instituição cultural
Filha de Serge, Charlotte Gainsbourg, reabre a casa parisiense do pai como museu, café e loja
A partir de 20 de setembro, os fãs do músico Serge Gainsbourg e da modelo e atriz Jane Birkin poderão visitar a casa em Paris repleta de objetos e recordações íntimas da vida privada de Gainsbourg – foram catalogados vinte e cinco mil documentos e objetos dos quais quatrocentos e cinquenta estão expostos no museu. Charlotte demorou mais de três décadas para conseguir transformar a casa de seu pai no que é hoje, até fantasiando sobre criar um hotel no espaço.
A chamada de Maison Gainsbourg é operada pelo Arteum, uma empresa especializada em lojas de presentes para museus, enquanto o bar é administrado pela Paris Society, também responsável pelos cuidados dos restaurantes parisienses Girafe, Bonnie e Monsieur Bleu. Além disso, o anexo criado junto à casa para visitações teve como designer o reconhecido Jacques Garcia
Na loja de presentes é possível adquirir peças do músico como seus jeans Lee Cooper, óculos escuros Pierre Marly, sapatos Zizi Oxford e até mesmo uma réplica de edição limitada de sua jaqueta favorita desenhada por Saint Laurent. A própria marca mantém um relacionamento próximo à família Gainsbourg com a amizade de Charlotte e Anthony Vaccarello, tornando Saint Laurent a parceira oficial do museu.
Todos os ingressos para a visitação da casa estão esgotados até o final do ano desde que a venda ocorreu em abril. As visitas são feitas em grupos de dez pessoas em uma experiência com guia e áudio criada pelo Soundwalk Collective misturando falas de Charlotte Gainsbourg com trechos da vida de Gainsbourg e Birkin. A casa espera receber até cem mil visitantes por ano.