Agustina Comas assina figurino de Yoin, da São Paulo Companhia de Dança
Agustina Comas transforma moda em arte com figurinos feitos de tecido sustentável oricla elástico
Agustina Comas assina figurino de Yoin, da São Paulo Companhia de Dança
Agustina Comas transforma moda em arte com figurinos feitos de tecido sustentável oricla elástico
A designer textil Agustina Comas traz sua expertise em upcycling da moda para a dança, assinando o figurino da nova coreografia Yoin, criada por Jomar Mesquita para a São Paulo Companhia de Dança (SPCD). Fundada há 16 anos pelo Governo do Estado de São Paulo e dirigida por Inês Bogéa, a SPCD estreará Yoin em 21 de junho no Teatro Sérgio Cardoso. A obra explora as memórias e afetos humanos, refletindo sobre o que permanece após experiências intensas.
O figurino, concebido com materiais de upcycling, representa uma analogia poética às múltiplas versões que podemos criar a partir do que resta. Feito inteiramente com ORICLA ELÁSTICO, tecido desenvolvido por Agustina em parceria com a Confecções T.Christina, o projeto visa reduzir resíduos têxteis e valorizar o trabalho artesanal na moda. Este tecido não só otimiza recursos, mas também destaca-se como uma resposta sustentável aos desafios ambientais da indústria.
“Quando Inês e Jomar me apresentaram a ideia de um figurino sustentável, fiquei encantada. Trazer o upcycling para um contexto tão expressivo como o palco, especialmente na dança, que é tão emotiva e comunicativa através do movimento, é uma realização significativa. Yoin não só dialoga sobre legado, mas também simboliza a valorização de práticas ancestrais adaptadas aos tempos modernos. Foi um desafio emocionante articular um trabalho artesanal em um ambiente industrial, envolvendo o talento de várias profissionais”, compartilha Agustina Comas sobre sua experiência no projeto.