google translate
SPFW
FFWMAG
Fashion Tour
Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

Selecione
Ordenar por

SPFW  FFWMAG  Fashion Tour  Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

HomeDesfilesNotíciasModaBelezaTrendsLifestyleBlogVídeosTudo
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
TrendsFFW Ama
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
SPFWFFWMAGFashion TourProjeto Estufa
 
05.03.2020 / Moda / por FFW

Em Paris, escapismo e narrativas ricas surgem como formas de enfrentar o futuro

Balenciaga / Reprodução
Balenciaga / Reprodução

Por Lucas Dias, especial para o FFW de Paris

2020 é um ano decisivo e importante para a moda. Das eleições presidenciais nos EUA, ao cenário político europeu em ressaca do Brexit à turbulências políticas e econômicas causadas pelo pânico do novo coronavírus (COVID-19) que já mostra impactos alarmantes na economia mundial e nos resultados financeiros da indústria, que passou a depender da China para boa parte do seu orçamento em vendas, tanto domésticas quanto através do turismo de chineses.

A temporada de prêt-à-porter feminina para o Inverno 2020 se mostrou como uma primeira resposta aos desafios do presente e futuro. Nos calendários, desfiles cancelados e alguns diminuídos em capacidade depois de uma explosão em casos confirmadas de pessoas infectadas na Lombardia, região no norte da Itália, levaram eventos e desfiles como os de Giorgio Armani e Laura Biagiotti a serem cancelados na reta final da semana de moda em Milão.

Já em Paris, o impacto do pânico foi sentido nas salas de desfile. Editores, modelos, celebridades e compradores chineses não compareceram. Alguns desfiles e eventos, como os das marcas chinesas Shiatzy Chen e MARRKNULL, além dos das grifes francesas A.P.C. e Agnès B.e também não aconteceram.

Nas passarelas, a reflexão de um clima econômico turbulento e incerto se fez por ideias escapistas e focadas na beleza e savoir-faire quase como uma celebração sobre o que a moda – e o que cada maison – tem de melhor a oferecer.

Saint Laurent / Cortesia
Saint Laurent / Cortesia

Coleções focadas em um produto final e que já miram diminuir a queda nas vendas com o impacto econômico do novo coronavírus, como as Virginie Viard para a Chanel, Hedi Slimane para a Celine, Clare Waight Keller para a Givenchy, Miuccia Prada para a Miu Miu e Anthony Vaccarello para a Saint Laurent vieram carregadas de ideias sobre sofisticação, beleza e brilho com uma narrativa otimista e leve, bem oposta ao dos dias em que a era do streetstyle reinava e designers buscavam cada vez mais produzir coleções que refletiam o desejo de um público – principalmente mais jovem – que de tudo sabe, é ativista por natureza e busca incessantemente um estilo único e roupas que refletem suas personalidades e valores.

Keneth Ize / Reprodução
Keneth Ize / Reprodução

Marcas mais jovens como a Rokh, Kwaidan Editions, Kenneth Ize e Mame Kurougouchi também se destacaram ao mostrar narrativas ricas e coleções bem pessoais que celebravam as capacidades técnicas dos seus respectivos designers e, em particular nas coleções da Mame Kurougouchi e Kenneth Ize (novidade no calendário que trouxe Naomi Campbell para a passarela no primeiro dia de desfiles em Paris), a celebração do savoir-faire cultural de diferentes civilizações. Um throwback dos anos 80, década marcada pela afluência social, guarda-roupas opulentes e extravagantes e anos dourados nos resultados financeiros das principais marcas de luxo da época, também se mostrou bastante comum entre os designers e vieram carregadas de otimismo.

Discursos políticos e palavras-chave como sustentabilidade e diversidade se transformaram em conceitos tímidos entre os designers. A nova forma escapista e bela de se enxergar o futuro não os deixa de lado, porém a ideia de que o discurso político e social das coleções seja gritante, transparente e central não é mais o foco principal, e se transforma aos poucos em valores que já são essenciais a serem praticados sem a necessidade de se utilizar disso como marketing.

Louis Vuitton / Cortesia
Louis Vuitton / Cortesia

Porém, nem tudo são flores. Um novo uniforme urbano também se desenvolve a partir de ideias que refletem o passado não tão distante do streetwear com sofisticação e opulência também se fez muito presente. Nicolas Ghesquière na Louis Vuitton, Julien Dossena na Paco Rabanne e Glenn Martens na Y/Project, que já vem à algumas temporadas trabalhando com a ideia de misturar referências históricas e aristocratas com a praticidade do streetwear mostraram mais uma vez coleções ricas em detalhes e referências.

Y-Project / Reprodução
Y-Project / Reprodução

Já em contrapartida, um futuro distópico e apocalíptico que reflete bem as ansiedades e preocupações dos dias atuais se fez bastante presente. Demna Gvasalia na Balenciaga, Casey Cadwallader na Mugler, Rick Owens e Marine Serre apostaram em suas mensagens de um futuro digno de roteiro de filme sci-fi. além dos cenários impressionantes, as coleções de ambos os designers misturavam roupa e tecnologia como forma de proteção para os dias que estão por vir sem deixar o foco nas técnicas impressionantes de modelagem e estudo de materiais de lado. Na mesma ideia, marcas mais jovens como a Ottolinger das suíças Christa Bösch e Cosima Gadient, e Coperni, dos franceses Sébastien Meyer e Arnaud Vaillant também se destacaram com técnicas de construção e destruição e uma visão futurista sobre os códigos que definem a feminilidade.

Tweetar

Relacionados

Ver todos
looks do inverno 21 da Y/Project e a mule, resultado da collab com a Melissa. Foto: cortesia Y/Project
Moda

Melissa revela colaboração com a Y/Project durante desfile em Paris

O desfile (vazio) de estreia de Raf Simons na Prada / Cortesia
Moda

2020: O ano em que a pandemia parou o mundo e mudou a moda

Comas- Brasil Eco Fashion Week 2020 foto: Marcelo Soubhia/FOTOSITE
Moda

FFW AMA: As máscaras ecofriendly desfiladas no Brasil Eco Fashion Week

arrasta pro lado para ver
Moda

Dossiê FFW: as tendências do verão 2021 internacional


Veja Também

captura-de-tela-2021-01-22-as-13-23-15
Moda

Y/Project: como a marca se mantém entre as mais relevantes da moda hoje

Pearl Charles - Only For Tonight
Música

Supernova: os 8 lançamentos musicais favoritos da semana (17 - 23.01)

foto: dainis graveris
Beleza

Explante de silicone: por que mulheres estão tirando a prótese sem substituí-las

peter doig em seu estúdio. foto: cortesia dior
Moda

Assista ao desfile masculino da Dior Inverno 21 ao vivo aqui

lvmenfw21
Moda

Assista ao desfile masculino da Louis Vuitton por Virgil Abloh ao vivo

fotos: Cortesia Burberry/ Kenny Germé
Moda

Burberry revela pré-coleção de inverno 2021. Veja todos os looks

5296f287-8d67-480d-8fef-520888c5bc7b
Moda

FFW entrevista: Lucas Nascimento e sua nova marca An-Na London pensada para os novos tempos

lana del rey está de volta com Chemtrails Over the Country Club
Música

Supernova > a primeira coluna com as novidades musicais de 2021

prada
Moda

Inverno 21: Acompanhe ao vivo o desfile masculino da Prada neste domingo

salvamor6
Moda

Salvamor

foto: reprodução
tendências

Como a tecnologia e as redes transformaram a pesquisa de tendências

kylie jenner com vestido bottega venta by daniel lee
Moda

O que estaria por trás da saída da Bottega Veneta das redes sociais


Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
© 2021 IMM Moda. Todos os direitos reservados | site parceiro do UOL Universa | design ps.2

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×