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    10 revistas para ler agora
    10 revistas para ler agora
    POR Camila Yahn

    Em meados dos anos 2000, uma nova geração de revistas de moda surgiu e, com um olhar próprio para retratar estilo, cultura e lifestyle, criou um novo caminho para as publicações impressas.

    Por trás de cada uma, nomes fortes da indústria na concepção e na colaboração, o que resulta em um nível exigente de conteúdo, texto, imagens e, principalmente, curadoria, palavra chave dessa geração. O que vai entrar e de que forma, feito por quem.

    Muito sangue novo corre nas veias de cada projeto. Alexia Niedzielski, uma das fundadoras da “System”, tem menos de 30 anos. Dasha Zukhova, a bela socialite russa que fundou a “Garage”, tem 30 e poucos. Mas mais do que pessoas jovens, o que essas publicações vendem são visões jovens, frescas e originais sobre o mundo.

    Essas revistas viraram portfólios para diretores de arte e fotógrafos, que após terem seus trabalhos publicados, são chamados para assinarem grandes campanhas de moda, aquecendo o mercado criativo e criando espaço para a formação de novos talentos.

    Aqui tem uma lista com a indicação dos nossos 10 títulos preferidos. A maior parte optou por criar um conteúdo especial e atemporal e sai apenas duas vezes por ano, traduzindo o novo papel que a revista tem nas nossas vidas hoje: matérias que duram mais do que um mês, imagens que ficam na nossa cabeça, uma direção de arte leve, que nos deixa respirar e pensar, e uma proposta tão diferente do resto que faz com que elas nunca sejam jogadas no lixo. Viram itens de colecionador e um espelho para os tempos atuais.

    Nossa seleção foi feita com base nas revistas estrangeiras (europeias e americanas) que têm volume de publicações independentes. Uma pena que aqui no Brasil esse segmento seja quase inexistente e ainda seja percebido como um mercado “difícil”. Vale lembrar que revistas como “The Face”, “i-D”, “Dazend & Confused” e “Visionaire” surgiram da união de jovens que dividiam um olhar sobre o mundo e tinham o desejo de criar um produto que traduzisse esse olhar. Por aqui, vale mencionar a revista trimestral “ffwMag!”, que segue esse perfil de excelência fotográfica com textos e assuntos originais. Na internet, a umag.com é outro bom exemplo de iniciativas desse segmento. Boa leitura!

    “Fantastic Man”

    ©Reprodução

    Lançada em: 2005, na Holanda

    Periodicidade: Bianual

    Editores: Gert Jonkers e Jop van Bennekom, os mesmos editores da “Butt Magazine”

    Quanto custa:  € 12 Europa; € 21  no resto do mundo

    Onde comprar: Em bancas e livrarias fora do Brasil ou online www.bruil.info/magazine-fantastic-man-17

    Site: www.fantasticman.com

    Perfil: Com colaboradores como Jurgen Teller e Bruce Weber, a revista é uma das mais bacanas entre as publicações masculinas. Reúne de forma inteligente personagens instigantes, pautas interessantes que olham para o universo do homem de uma maneira atual e nada óbvia. Os homens retratados podem ser atores/celebridades, como Ewan McGregor, estilistas como Tom Ford ou Helmut Lang e ainda artistas e intelectuais. Design fresco e elegante, entrevistas bem feitas e conteúdo criativo que olha para moda, arte e comportamento pop.

    “The Gentlewoman”

    ©Reprodução

    Lançada em: 2010, na Holanda

    Periodicidade: Bianual

    Editora: Penny Martin, ex-editora-chefe do site showstudio.com

    Quanto custa:  € 12 Europa; € 21  no resto do mundo

    Onde comprar: É facilmente encontrada em livrarias e revistarias fora do Brasil. Pode ser encomendada por meio deste site especializado em vendas de revistas

    Site: www.thegentlewoman.com + tumblr

    Perfil: Publicação irmã da “Fantastic Man” focada na mulher contemporânea. Oferece a mesma perspectiva fresca e inteligente sobre moda, que é muito mais focada no estilo individual do que nas tendências da estação. Traduz a maneira como a mulher moderna pensa e se veste e celebra, em suas capas, personalidades inspiradoras e que não necessariamente se pareçam com uma top model. Ótima leitura.

    “032.c”

    ©Reprodução

    Lançada em: 2000, em Berlim

    Periodicidade: Bianual

    Editor: Joerg Koch

    Quanto custa: €10

    Onde comprar: É distribuída em 29 países e pode ser encontrada em livrarias de arte selecionadas, bancas de jornais especiais ou na loja online

    Site: www.032c.com 

    Perfil: Uma das revistas mais bacanas da nova geração, atemporal sem deixar de ser atual. Fala sobre cultura contemporânea, moda inclusa, de maneira inteligente, e com design simples. As fotos têm pouca interferência gráfica e, apesar de serem muito bem feitas, o foco está no texto, com entrevistas e artigos longos e mais profundos.

    O site também é ótimo e tem como destaque, além de uma espiadela em todas as edições, a seção Societé 032c, em que postam imagens de leitores segurando a revista em situações adversas. É só mandar a sua para office@032c.com

    “System”

    ©Reprodução

    Lançada em: Maio de 2013

    Periodicidade: Bianual

    Fundadores: Jonathan Wingfield, ex-editor da “Numéro”; Alexia Niedzielski e Elizabeth von Guttman, ex-“Industrie”; Thomal Lenthal, diretor de arte e criador do jornal erótico “Paradis”. A super stylist Marie-Amelie Sauvé (editora de moda da revista “W”) também foi importante na primeira edição e quem conseguiu o contato com Nicolas Ghesquiére, porém seu cargo na “W” dificulta sua participação fixa na “System”

    Quanto custa: £ 13

    Onde comprar: Não encontramos revendedores, mas a primeira edição da revista é disponibilizada em lojas, bancas e livrarias selecionadas apenas fora do Brasil, por enquanto, como a Artwords, em Londres, e na loja da Kenzo, em Paris. Mais infos no Facebook da publicação

    Site: www.system-magazine.com 

    Perfil: Ela só tem uma edição lançada, mas chegou fazendo barulho e provocando as revistas maiores: foi a primeira a publicar uma entrevista com Nicolas Ghesquière após sua saída da Balenciaga, em que ele conta todos os detalhes do ocorrido. Um feito e tanto. Sem contar que reúne profissionais muito bem preparados no time e com ampla experiência em outras revistas-referência. A ideia é deixar o supérfluo de lado e focar de maneira mais profunda nos acontecimentos que transformam a indústria da moda. O que acontece quando um estilista estrela deixa uma maison ou quando um e-commerce passa a vender mais que sua loja fixa estão entre algumas das pautas, tratadas de forma analítica, mas com conhecimento e gostosa de ler. Sem contar nos convidados que preenchem a revista. Azzedine Alaïa, por exemplo, ganhou uma matéria escrita pelo curador Hans-Ulrich Obrist.

    “Garage”

    ©Reprodução

    Lançada em: 2011

    Periodicidade: Bianual

    Editora: Dasha Zhukova, ex-editora da revista “Pop”

    Quanto custa: US$ 18

    Onde comprar: No site da própria revista

    Site: www.garagemag.com 

    Perfil: Revista criada pela socialite russa Dasha Zhukova, filha de um magnata do petróleo (e, dizem, traficante de armas), Dasha fundou em 2007 o Garage Center for Contemporary Culture, em Moscou, com a intenção de abrir espaço a cena artística emergente. Desde então, por lá já passaram mais de 30 exposições. Daí surgiu a ideia de fazer a revista, traçando um diálogo firme e global entre moda e arte, reunindo profissionais criativos de diversas áreas. Aqui, o maior talento de Dasha é a curadoria maravilhosa que faz para selecionar quem será contemplado na revista. Bons textos, lindas imagens. Agrada tanto aos fãs de arte quanto aos de moda.

    “Interview”

    ©Reprodução

    Lançada em: 1969, em Nova York, por Andy Warhol

    Periodicidade: Mensal

    Quanto custa: Aproximadamente US$ 10

    Onde comprar: Muito fácil de encontrar (inclusive no Brasil), em bancas, livrarias ou na loja online

    Site: www.interviewmagazine.com

    Perfil: Apesar de ser já uma vovozinha das outras publicações que estão nessa matéria, a “Interview” é icônica e soube se manter como uma referência de revista arejada e para frente. Após a saída de Warhol, tomou um caminho mais convencional e passou por uma grande transformação em 2008, quando a dupla Fabien Baron (do estúdio top de design Baron & Baron) e Glenn O’Brien juntou-se para relançar a “Interview”, com novo projeto gráfico e conteúdo de ponta, que a recolocaram no mapa das publicações relevantes. Como características, está o tamanho, maior que as outras, e o uso de cores, bem visível já desde a capa. Ela mantém a temperatura quente com ótimas e reveladoras entrevistas com personalidades da moda, da música e do cinema.

    “Document”

    ©Reprodução

    Lançada em: Setembro de 2012, em Nova York

    Periodicidade: Bianual

    Editores: Nick Vogelson e James Valeri

    Quanto custa: US$ 20

    Onde comprar: MoMA, PS1, e na livraria Bookmarc, em Nova York; em livrarias, museus e galerias nas principais capitais. Ou por aqui.

    Site: www.documentjournal.com

    Perfil: Com acabamento especial, cria capas impactantes que destacam-se entre as outras publicações. Também conta com colaboradores estrelas, como o estilista Rick Owens e a atriz Chloé Sevigny. Aborda com a mesma naturalidade e expertise moda e literatura, fotografia e arquitetura, música e arte.

    “Hercules Universal”

    ©Reprodução

    Lançada em: Setembro de 2006, em Barcelona

    Periodicidade: Bianual

    Editores: Francesco Sourigues e David Vivirido, que trabalharam antes na “The Face” e “Arena”

    Quanto custa: €18

    Onde comprar: Em São Paulo, na Siciliano do shopping Cidade Jardim e na banca da avenida Europa, 20; no Rio, na Livraria da Travessa e na Saraiva do Leblon. Também pode encomendar por aqui

    Site: www.herculesuniversal.com +  tumblr 

    Perfil: Uma das mais conhecidas revistas masculinas sobre moda e lifestyle. Fala com o homem contemporâneo, abordando assuntos que vão de estilo a viagem, pessoas e filmes. Traduz um universo inteiro em vez de apenas focar em um interesse. A revista trabalha o estilo masculino de uma maneira diferente, experimentando com os valores clássicos sob um olhar otimista, de quem gosta de curtir as coisas boas da vida. O conteúdo reflete a própria mudança de vida dos editores que tinham uma vida maluca em Londres e encontraram um estilo de vida mais relax e saboroso ao se mudarem para Barcelona. O nome vem do gosto pelo mito de Hércules, que representa o homem mediterrâneo, cujo lifestyle a revista quer explorar.

    “Style.com/Print”

    ©Reprodução

    Lançada em: Setembro 2011, Nova York

    Periodicidade: Bianual

    Editores: editores do site Style.com, como Tim Blanks

    Quanto custa: US$ 6

    Onde comprar: Pode encomendar por aqui

    Site: www.style.com/magazine 

    Perfil: O Style é um dos mais importantes sites de moda. Enquanto as revistas migram para a internet e uma crise da mídia impressa assusta as editoras, o site cria sua versão print, editada pela equipe que também cuida do online e com colaboradores como Alexander Fury, ex-“Love” e atual editor de moda do “The Independent”.

    A revista fala sobre as tendências vistas nos desfiles, mas com curadoria firme em que elegem os 10 mais de cada seção (desfiles, acessórios, beleza, etc), além de publicar também uma lista escolhida pelos leitores do site, fazendo um cruzamento natural entre os dois veículos. Fotos e textos muito bem cuidados, com um visual menos conceitual do que as revistas desta página, mas não menos bonitos.

    “CR Fashion Book”

    ©Reprodução

    Lançada em: Setembro 2012

    Periodicidade: Bianual

    Editora: Carine Roitfeld

    Quanto custa: US$ 20

    Onde comprar: Pode encomendar a sua por aqui

    Site: www.crfashionbook.com  

    Perfil: Só dizer que é a revista-livro criada por Carine Roitfeld já é uma apresentação que indica o nível do produto. De cara, ela colocou o nome de “fashion book” para se diferenciar (por cima) das outras publicações. Se é um livro, é mais importante. De fato, a publicação tem excelência fotográfica, com ensaios lindos que nascem da moda como imaginação e fantasia. Sendo a revista de uma stylist, o forte aqui são as imagens. O apelo para as mulheres é muito mais forte, ela é uma revista feminina na sua essência, mesmo que também explore o masculino ao seu jeito. Foi criada para ser item de colecionador.

    Obs: Todas essas revistas, com exceção da “System”, que está esgotada, podem ser encontradas no Magazine Shack, que entrega no Brasil

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