HomeNewsModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
ColeçõesBelezaCultura
CulturaArteMúsicaCinema & TVDesignGenteViagem
FFW AmaFFW Aprender

Selecione
Ordenar por


HomeNewsModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
ColeçõesBelezaCultura
CulturaArteMúsicaCinema & TVDesignGenteViagem
FFW AmaFFW Aprender

HomeNewsModaColeçõesBelezaCulturaFFW AmaFFW Aprender
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
CulturaArteMúsicaCinema & TVDesignGenteViagem
 

O poder e a importância da emoção na moda

16.10.2017 / Moda / por Camila Yahn

Durante a temporada de Milão, em uma de nossas muitas conversas diárias pelo Whatsapp, o Augusto Mariotti me manda essa foto:

Versace Milao - Verao 2018 foto: FOTOSITE

Respondi imediatamente com o emoji  de surpresa e disse: morri!

A imagem daquelas super modelos de volta, juntas na passarela, mexeu comigo. E com todo mundo que estava lá ou viu o desfile online. De repente, as redes estavam impregnadas de Versace, Versace, Versace. E as pessoas excitadas, com aquele brilho no olho. Como resumiu o poser do Bryan Boy em um tweet: nesta temporada, Milão pertence à Versace.

Por que? As roupas eram melhores do que a da Gucci, Prada, Fendi, Bottega Veneta? Mais divertidas que Moschino? Ou mais cool que a N21 ou a MSGM? Não necessariamente. Uma pequena palavra traduz porque o desfile da Versace ficou em primeiro lugar: EMOÇÃO.

Ato de deslocar, movimentar.

É isso mesmo o que acontece quanto somos tocados. Um movimento, uma agitação, um êxtase. No Instagram da Versace, isso fica bem claro: as duas fotos postadas com as Supers tem 227 mil e 320 mil likes; com outras modelos, fica pelos 74 mil, 113 mil… “Para mim, foi uma oportunidade de fazer algo vivo e divertido, que cria alegria. Precisamos muito disso”, disse Donatella Versace ao NYT.

Ainda pelo whats, pensamos: por que não há mais emoção na moda de uma maneira geral se todo mundo gosta tanto quando tem? Afinal de contas, se as pessoas amam, elas se engajam. Ou seja, a marca também consegue vender quando toca pela emoção, pela energia e não apenas pelo produto.

Então por que estamos há anos nesse momento pragmático que parece não querer ir embora? Por que, hoje em dia, isso não acontece mais vezes? A resposta é sempre a crise. Ok, quando o tempo fecha, as marcas se cercam do simples (para não dizer do óbvio) porque naturalmente precisam vender. Nada que um passeio rápido pelo shopping não nos mostre. Mas isso em um ambiente de loja. Estamos falando de imagem de moda, de criacão, mágica e paixão, valores quem têm que estar na passarela, pois lá é o lugar do encantamento.

Nas araras das lojas estão as coleções comerciais e não extamente o que está na passarela, o que não significa que elas não possam nascer e conviver em um mesmo universo.

Maison Martin Margiela / Agência Fotosite
Maison Martin Margiela / Agência Fotosite

Antes, havia menos medo de tocar. Hoje, a emoção parece um sentimento cafona e exagerado, que não conversa com o dinheiro e com a limpeza dos tempos atuais em que desfiles acontecem em galerias de arte. Justamente quando eles estão mais distantes de sua veia artística.

E por emoção, não falo que todo mundo tem que virar um Galliano nos anos 90 ou ressuscitar o McQueen – apesar de que, se temos momentos muito emocionantes na história contemporânea da moda, muitos deles são graças a esses dois gênios. Do minimalismo também se cria arrebatamento – lembre de Helmut Lang, Margiela, os Antwerp Six…

Pensa do ponto de vista de um jornalista que cobre moda e assiste a uns 10 desfiles por dia durante uma temporada. Qual deles ficará em sua memória por mais tempo? Certamente aquele que mais tocar o seu coração. Piegas, brega, cafona, datado, use a palavra que quiser, mas é a verdade.

O casting também reflete esse momento. As modelos têm cara de tédio, na passarela parecem um exército sem expressão. Aí aparece uma Cindy Crawford e as pessoas têm uma catarse e ficam: ah, bons tempos, como tudo era mais incrível.

Na moda, nós não podemos viver no saudosismo. É um ambiente que te obriga a olhar para frente pois sua existência depende de renovação. A emoção de hoje não precisa estar obrigatoriamente conectada com a emoção de ontem.

A paixão do estilista também pode comover, por exemplo. É algo invisível, não se pode ver, apenas sentir. São momentos genuínos de moda, rápidos, mas que deixam uma impressão e que recebem imediatamente uma resposta de volta. Traduzindo para os termos de hoje, é uma customer experience maravilhosa.

Por exemplo, quando a Phoebe Philo faz um ótimo desfile pra Céline, é lindo de ver. Quando Demna mostrou sua primeira ideia para a Balenciaga, as pessoas sentiram. O desfile da Saint Laurent na Torre Eiffel emocionou não apenas pelo cenário (imagina se fosse um desfile de Tommy Hilfiger), mas pelo aspecto mais amplo: as pessoas gostam e torcem pelo Vaccarello e ele, a gente sente, está dando o melhor de si. Raf Simons está fazendo todo mundo acordar de novo para a Calvin Klein. Dries, Haider e Sacai nos pegam por sua inteligência, JWA por sua energia sempre tão fresca, Comme des Garçons pela independência, Simone Rocha e Pierpaolo (na Valentino) por seu romance moderno (aliás, um dos poucos desfiles aplaudidos de pé nesta estação). Apenas alguns exemplos.

Saint Laurent / Agência Fotosite
Saint Laurent / Agência Fotosite

A questão do see now buy now não pode ser um impedimento para a criação. Mesmo porque, há várias formas de tocar um público, só que tem que ser de verdade. Talvez esteja aí o principal impedimento. Em um período em que os desfiles conversam diretamente com planilhas, buscar a alma de uma marca ou coleção parece perda de tempo, verdades inventadas e depois descartadas parecem ser o caminho mais fácil. O SNBN está apenas começando e se ele surgiu é porque há demanda e necessidade, mas onde a experiência se encaixa aí?

Aqui no Brasil, estilistas como Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga, Luiz Claudio Silva, Paula Raia e Lenny Niemeyer, Marcelo Sommer e Jum Nakao (os dois na época do SPFW) e, mais recentemente, Lab, estão entre os nomes que provocam algo através de suas apresentações. Seja pela energia, encantamento, processos belos, afeto, inteligência, resistência, novidade, coragem.

Sabe que num futuro próximo, as empresas permitirão que os clientes selecionem para atende-los o vendedor que tiver a melhor pontuação em simpatia, aquele que mais facilmente consegue se conectar. Os vendedores normalmente trabalham pela lógica: tem que saber todas as informações sobre o produto, entender o estilo da marca, saber o que perguntar pro cliente, ter o preço na ponta da língua. Tudo parece perfeito. Assim como um desfile impecável do Michael Kors. O problema é que essa ponte pré-fabricada entre o vendedor e o consumidor, construída pela lógica, não é firme. “A lógica faz a pessoa pensar e a emoção faz ela agir”, disse Zig Ziglar (1926 – 2012), escritor e pensador americano que criou um império com suas palestras motivacionais.

A emoção pode ser uma vantagem! E uma forma de fazer a diferença.

ps: um mimo para os saudosistas aqui <3

ps2: tem que ver até o fim!


Galeria de Fotos

Ver fotos
Celine Paris - Verao 2018 foto: FOTOSITE
haider-ss18-bs-0137
Balenciaga Paris - Verao 2018 foto: FOTOSITE
rick-owens-ss18-bs-0080
Compartilhe este conteúdo

Relacionados

Ver todos
1
Moda

SPFW N53: confira a data, locais e o calendário desta edição

gucciariaholding
Moda

Retrospectiva: 10 principais acontecimentos da moda em 2021

lenny_n52_058
Moda

SPFW 52: a edição mais diversa da história do evento

roksanda
Moda

Cami Talks: Sobre a volta dos desfiles, conexão e coragem

Mais Lidas
Mais Curtidas
1
Shein abre primeira loja física no Brasil
2
Por que o crescimento vertiginoso da Shein não é uma boa notícia
3
Gucci HA HA HA: coleção colaborativa da Gucci e Harry Styles para além dos palcos
4
Gisele Bündchen está de volta à moda
5
A Gen Z está obcecada com o Old Money: Por que isso pode ser problemático?
6
Collab: coleção Gucci x Adidas chega às lojas do Brasil em julho
7
Diamantes de laboratório: Entenda as diferenças e os benefícios dessa nova tendência da joalheria
8
Femboys: o Movimento Que Vai das Semanas de Moda ao TikTok
9
FFW conversa com Iza e a stylist Bianca Jahara
10
Moda circular: conheça Billi, diretor criativo da marca de upcycling Rosa no Preto
1
Entenda a mudança que irá transformar o sistema de moda
2
"Coronavirus pode ser um recomeço", diz Li Edelkoort
3
Revista Bravo! é relançada em formato independente
4
LAB de Emicida traz a voz das ruas para passarela do SPFW
5
Dossiê FFW: Os 10 hits dos desfiles internacionais do Inverno 2017
6
Sem tabu: as revistas nacionais que retratam o nu masculino
7
Por que Stella McCartney está anos luz à frente de outras marcas de luxo
8
A influência dos Peaky Blinders no mercado masculino
9
Reveja o desfile da Louis Vuitton que aconteceu no Rio de Janeiro
10
Lagerfeld lança estojo de desenho com a Faber Castell

Veja Também

5-filmes-que-dariam-um-otimo-remake-em-formato-de-serie
Trends

5 filmes que dariam um ótimo remake em formato de série

Foto @guccibeauty (Reprodução)
Beleza

5 destaques das belezas dos desfiles Resort 2023

Iza em take do video de "fé" vestindo terno plissado azul Apartamento 03
Moda

FFW conversa com Iza e a stylist Bianca Jahara

Colagem
Moda

Gucci HA HA HA: coleção colaborativa da Gucci e Harry Styles para além dos palcos

joel-de-vera-hv3k5wpyst4-unsplash
Moda

Diamantes de laboratório: Entenda as diferenças e os benefícios dessa nova tendência da joalheria

rogai-por-nos-pagina-2
Fotografia

FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS

Colagem / Foto: Cortesia
Moda

Moda circular: conheça Billi, diretor criativo da marca de upcycling Rosa no Preto

kerolyn-ffw-2022_01
Moda

Kerolyn Soares em editorial de moda exclusivo

“body crayons” multifuncionais de linha de beleza da Off-White
Beleza

A polêmica da SKKN by Kim, YSL Scent-Sation, a loja a granel do O Boticário e mais notícias quentes de beleza

Fotos do músico e skatista @donovanwildfong reprodução Instagram
Beleza

Tendência de beleza dos "Skater Boys" chama atenção de marcas

Foto: Paulo Almeida
Beleza

Comme des Garçons convoca criativos brasileiros para nova campanha internacional

Majur, Thaynara OG, Erika Hilton e Thelminha para Isaac Silva
Moda

SPFW N53: a edição das celebridades nas passarelas


Sobre a plataforma FFWApoieSeja um ColaboradorAnunciePolítica de Privacidade
Sobre a plataforma FFWApoieSeja um ColaboradorAnunciePolítica de Privacidade
© 2022 FFW Media. Todos os direitos reservados | site parceiro do UOL Universa | design ps.2

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×