FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FOZ
    Verão 25
    Todos Ler Review
    Por Vinicius Alencar 16.out.24

    Quando encontrei Antônio Castro semana passada em sua loja, no bairro de Pinheiros, ele como qualquer estilista em pré-SPFW parecia cansado, mas a doçura de falar do seu trabalho continuava intacta e a exaustão tinha sentido: essa é, sem sombra de dúvidas, uma de suas mais elaboradas e bem executadas coleções. Vale ir ver de perto ou, ao mínimo, dar zoom nas peças.

    “O Conto de Laura” é uma mistura de biografia, lenda e conto, sua tia-avó que fugiu com cangaceiros em busca de liberdade. Ali, juntos, ao discutirmos a coleção, a liberdade maior era em não dar um desfecho absoluto, mas propor as possibilidades a nós — e foram ótimas possibilidades.

    De Alagoas trouxe os mais belos bordados: livre, redendê, filé, trançado em palha de ouricuri, patchwork e o popular fuxi (mas em uma cartela esmaecida e sofisticada). Do Rio Grande do Norte veio o Richelieu, de Minas o entalhe e de São Paulo a pedraria. Falando em São Paulo, eu brinquei ao ver as peças pretas do bloco final: “Isso é reflexo de morar aqui?” e ele me disse entre sorrisos “sabia que isso aconteceria em algum momento”.

    Seu cangaço não é literal, caricato e esperado; é lúdico, pessoal e poético. Merece uma menção especial as estampas desenvolvidas por Cleyton Almeida e Sil de Capela, ambos artistas que vale procurar saber mais. Contar história no caso de Antônio não é em vão, tampouco o famigerado storytelling. Melhor assim.

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    Como os drinks e bebidas sem álcool estão virando uma febre
    David Lynch, diretor de clássicos como Blue Velvet e Twin Peaks, morre aos 78 anos
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Fundadores de Proenza Schouler anunciam saída da marca e buscam novo diretor criativo
    Como lidar com bloqueio criativo? Criativos respondem!
    Hermès deve estrear na alta-costura
    FFW