12.09.2016 / Cultura / por

Novo filme do projeto Women’s Tales, da Miu Miu, mostra relação entre skatistas meninas

Uma das cenas do filme "That One Day" ©Reprodução
Uma das cenas do filme "That One Day" ©Reprodução

O projeto

O projeto Women’s Tales foi lançado pela Miu Miu em 2012 em parceria com o Festival de Cinema de Veneza e comissiona dois filmes por ano, sempre dirigidos por mulheres. Diretoras de backgrounds diversos, como Miranda July e Zoe Cassavetes, são convidadas para criarem curtas com carta branca. A única condição é que as personagens usem a marca no filme. O 12 novo filme é “That One Day”, da americana Crystal Moselle, jovem diretora que já havia mostrado força com o documentário “The Wolfpack”.

O encontro com as skatistas

Captura de Tela 2016-09-12 às 11.54.41
As meninas do The Skate Kitchen ©Reprodução Instagram

Crystal conheceu as meninas no metrô. “Achei elas interessantes e comecei a ouvi-las conversar”. No papo, elas falavam sobre as dificuldades que encontram no ambiente do skate por serem meninas. Na hora, Crystal se aproximou e perguntou se elas se interessariam em participar de um projeto. Passou então a se encontrar com elas, observa-las, tomar notas de algumas situações e filmar. Quando a Miu Miu a convidou para fazer um curta, Crystal já tinha uma boa história na manga. , e mais meninas do grupo The Skate Kitchen.

A história de Rachelle

Rachelle Vinberg, inspiração do roteiro de "That One Day" ©Reprodução
Rachelle Vinberg, inspiração do roteiro de “That One Day” ©Reprodução

O roteiro foi totalmente inspirado nas experiências de Rachelle Vinberg, 18 anos. Ela foi a menina que mais se abriu com suas histórias e sentimentos e acabou influenciando todo o projeto. “That One Day” é seu primeiro trabalho com cinema e a primeira vez que usa um vestido em anos. Rachelle, como as outras meninas, faz parte do grupo feminino de skatistas The Skate Kitchen.

Elas por elas

União entre meninas ©Reprodução
União entre meninas ©Reprodução

O mais legal desse curta é que ele mostra mulheres se apoiando em vez de competindo. Já temos filmes suficientes sobre garotas invejosas e separadas por questões estéticas ou sociais. Aqui, as meninas se apoiam muito e seguram a onda uma da outra na comunidade majoritariamente masculina do skate. “É um ambiente dominado por meninos e é intimidador ver a maneira como eles tratam as meninas. São grupos muito separados”, conta Crystal. O curta também mostra as garotas do jeito que são, em toda sua diversidade.

O styling

As skatistas com look Miu Miu ©Reprodução
As skatistas com look Miu Miu ©Reprodução

Quem assina o stylist é Julie Brooke Williams, mas dá para falar que as skatistas co-criaram seu guarda-roupa para o filme, uma vez que elas escolheram as peças Miu Miu que queriam usar e misturaram a outras roupas que já tinham. Juntas, a stylist e a diretora conseguiram adicionar as roupas da Miu Miu criando momentos lúdicos, quase de sonho, como nas cenas em que duas meninas andam juntas com as capas vestidos brancos e azuis ou quando elas vão para uma festa e se vestem com roupas cravejadas de pedras. “Tem uma vibe “after-prom”, define Crystal. As garotas usaram somente o que quiseram, o que trouxe verdade ao filme e fidelidade ao seu estilo individual. Este é um ótimo exemplo de parceria com uma marca de moda em que todos os lados saem ganhando, já que as cenas com as roupas da Miu Miu são muito belas.

 A diretora

A diretora Crystal Moselle ©Reprodução
A diretora Crystal Moselle ©Reprodução

Crystal Moselle é uma diretora nova-iorquina que ganhou o prêmio do júri no Sundance 2015 com o documentário “The Wolfpack”. Antes ela dirigia comerciais de beleza até que começou a trabalhar à sério com documentários e, mais recentemente, curta-metragens, como as séries que fez com Pharrell Williams e Shepard Fairey, “Something Big, Something  Small”. Moselle também colabora com veículos como “New York Times”, Vice e Nowness. Sobre “That One Day”, ela diz: “amo esse momento na fase de uma menina, quando ela não é mais uma garota, mas ainda não é mulher. O filme também trata disso”.

+ Assista ao filme aqui

 


Relacionados


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×