FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    FFW SOUNDS: Duquesa, Ajuliacosta e Mc Luanna

    Conheça os nomes que estão mudando a cena feminina do trap brasileiro.

    FFW SOUNDS: Duquesa, Ajuliacosta e Mc Luanna

    Conheça os nomes que estão mudando a cena feminina do trap brasileiro.

    POR Laura Budin

    No Brasil, o trap tem sido um gênero que vem ganhando força nos últimos anos com nomes como Veigh, Matuê, KayBlack, Derek, Vulgo FK, Borges, Yunk Vino e outros inúmeros artistas homens. Entre 2022 e 2023, a reprodução de músicas de rap e trap no Spotify passou de 1,1 bilhão para 2,1 bilhões (um crescimento de 90%), de acordo com os dados da Crowley.

    No entanto, em uma cena majoritariamente feita de homens, Duquesa, Júlia Costa e Mc Luanna – junto à outros nomes da cena como N.I.N.A, Slipmami, Ebony e Tasha e Tracie – vêm se destacando com suas letras repletas de críticas ao machismo e sexismo comum à músicas do rap – e da indústria – se opondo à ostentação masculina tão presente em letras do passado.

    No FFW Sounds de hoje, a gente conta por que vale a pena conhecer mais sobre as artistas.

    QUEM SÃO

    Duquesa:

    Jeysa Ribeiro, 23, mais conhecida como Duquesa é um dos nomes mais quentes da cena de trap feminino atual. Nascida em Feira de Santana, na Bahia, a artista faz parte da produtora Boogie Naipe junto com nomes do rap nacional como Mano Brown, Yunk Vino e Danzo. Transitando do R&B ao trap, Duquesa começou a carreira com 15 anos e já coleciona faixas com letras escrachadas de empoderamento feminino e o álbum ‘‘TAURUS’’, lançado no meio de 2023.

    Vale ouvir:
    Com teor social e empoderamento feminino, ‘‘Primeiro de Maio (Gostosas Inteligentes)’’ fala sobre a quebra de paradigma entre o que esperam que uma mulher deve ser e o que ela é e a faixa perfeita para conhecer o trabalho de Duquesa. Além disso, vale também escutar ‘‘Tá Eu e a Nicole’’, lançada no início de abril deste ano, e ‘‘99 Problemas’’ de seu álbum ‘‘Taurus’’.

    Ajuliacosta:

    Rapper e empresária – dona da marca de roupas AJC – Júlia Costa, 24, nasceu e foi criada em Mogi das Cruzes, onde morou dos 7 aos 15 anos em um CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e alimentou uma paixão por moda e música desde criança. A artista era frequentadora de batalhas de rap da cidade e começou a escrever aos 12 anos. Desde 2022, Júlia vem crescendo na cena do trap paulista e desde o ano passado tem feito shows em festivais como Cena apresentando seu álbum ‘‘Brutas Amam, Choram e Sentem Raiva’’.

    Vale ouvir:
    Assim como Duquesa, Júlia Costa também tem familiaridade em letras que exploram a força feminina, como por exemplo, em sua faixa ‘‘Queen Chavosa’’. Vale também ouvir, ‘‘Homens Como Você’’ de seu EP ‘‘AJU’’ de 2022, além de Set Ajc 2 em parceria com Duquesa, Mc Luanna e LAI$ROSA.

    Mc Luanna:

    Luana Santos Oliveira, ou melhor, Mc Luanna, nasceu em Ubaitaba, na Bahia, a artista iniciou sua carreira como dançarina e depois de uma apresentação no Cena, em 2019, Luana sentiu que deveria iniciar sua carreira como cantora. Passeando pelo funk, o rap e o trap, a artista tem trabalhos reconhecidos como sua mixtape ‘‘44’’ e ‘‘Meio Pá’’, faixa em parceria com Veigh com mais de 50 milhões de streams no Spotify.

    Vale ouvir:
    Na mesma linha de Duquesa e Júlia Costa, MC Luanna também é conhecida por suas letras repletas de protagonismo feminino. Dentre as faixas que você deve conhecer, indicamos ‘‘Karma’’ em parceria com a rapper N.I.N.A, ‘‘Ai Caralh*’’, lançada no início deste mês com RalphTheKiD e Júlia Costa, além de ‘‘Jogo’’ em parceria com Danzo.

    Não deixe de ver
    FKA Twigs cria clone digital para interagir em suas redes e se diz preocupada com a Inteligência Artificial
    Carmed Madonna: Cimed vai distribuir gloss labial para o show de Madonna no Rio de Janeiro
    FFW SOUNDS: Duquesa, Ajuliacosta e Mc Luanna
    FFW SOUNDS: Chappell Roan
    Stray Kids estrela nova campanha da Tommy Hilfiger
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Cowboy Carter: Tudo que sabemos sobre a era Country da Queen B
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    FFW