FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito

    Um dos principais expoentes da arte brasileira contemporânea assina estampas da coleção desfilada na SPFW.

    estampas de maxwell alexandre no desfile de angela brito. fotos: agência fotosite

    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito

    Um dos principais expoentes da arte brasileira contemporânea assina estampas da coleção desfilada na SPFW.

    POR Julia Lange

     

    View this post on Instagram

     

    A post shared by FFW oficial (@ffw)

    Inspirada nas romarias de Cabo Verde, a nova coleção da marca Angela Brito, da diretora criativa homônima, refletiu sobre as peregrinações religiosas e cerimônias tradicionais. O grande destaque foi a colaboração com o artista carioca Maxwell Alexandre (33), que trouxe o que ele chama de sua “pintura mãe” em algumas das peças. Maxwell, um dos principais expoentes da arte contemporânea brasileira assinou cinco estampas no desfile.

    Formado em design gráfico pela PUC RJ, seu contato com a moda vem desde cedo, muito por conta de sua ligação com o streetwear. Conforme nos contou minutos antes do desfile de Romaria na São Paulo Fashion Week 56, seu primeiro encontro com Angela aconteceu em abril, quando ele começou a discutir mais publicamente a moda enquanto um relato da arte. A conexão foi instantânea e pouco tempo depois veio o convite para fazer parte desta última coleção.

    “O prazo era pouco generoso, mas ela já tinha uma ideia muito acertada do que queria e eu posso dizer que por sorte eu estava muito disposto a seguir nessa mesma visão que a Angela propunha. Funcionou muito bem porque no meu trabalho eu geralmente costumo dirigir todas as etapas, então quando você tem uma direção mais norteada, acaba sendo um facilitador. Para mim, foi uma relação muito fácil.”, afirmou Maxwell.

    detalhe do lenço estampado com a obra do artista.
    Foto – Gustavo Scatena@agfotosite

    Sua chamada “tela mãe” foi projetada na sala do desfile, de modo que os convidados pudessem entender a dimensão da obra: quase 5 metros unindo todos os desenhos em uma única pintura. Para as roupas, houve uma separação – cada personagem ali retratado foi para as peças de maneira individual. “Eu tive algumas surpresas no processo. Se na pintura eu não estava tão satisfeito com um personagem X, na aplicação em roupas eu adorava o resultado final, por conta do tecido, formato. É muito diferente ver aquilo em uma tela de papel e numa roupa, o resultado muda completamente. A pintura do homem de amarelo, por exemplo, não me chamava tanta atenção, mas colocada de forma vertical na roupa me fez amar a peça, o que me surpreendeu muito”, nos disse ele.

    As imagens foram cedidas do acervo pessoal da própria Angela, retratando a festa em Cabo Verde em diferentes recortes do espaço e do tempo, montando uma composição como se fosse uma única cena. Para Maxwell, algo essencial é que a obra tivesse autonomia e pudesse falar por si só. “A coleção traz muito algodão, tem tons pastel e muito suaves, exatamente em contraponto ao que acontece nas festas de santo de romaria, nas quais eu me baseei na minha pesquisa”, nos contou a estilista.

    O resultado foram peças mais fluidas, composições com alfaiataria, cores suaves misturadas ao P&B e a presença das estampas do trabalho realizado por Maxwell.

    Não deixe de ver
    Por dentro da exposição do Met 2024
    Zendaya e seu segundo look para o Met Gala 2024
    Anna Wintour usa Loewe para o Met Gala 2024
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    FFW