UOL - O melhor conteúdo
FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Primeira classe: relembre quando marcas de moda assinaram colaborações com companhias aéreas

     

    Primeira classe: relembre quando marcas de moda assinaram colaborações com companhias aéreas

    POR Gabriel Fusari

    Foi-se o tempo que viajar era apenas postar uma foto no feed com um monumento turístico ao fundo ou o prato mais desejado de um restaurante local. Agora, como sabemos, a experiência começa assim que é feito o check-in. As companhias aéreas sabem disso, tanto que estão se debruçando em formas de se atualizar e criar experiências para um público que gosta não só de viajar, mas de tornar cada detalhe em algo especial.



    Um dos exemplos recentes que ilustra bem isso: Air France acaba de anunciar que agora seus pijamas serão assinados por Simon Portes Jacquemus – mas só para a primeira classe, ou melhor, La Première. Arrematado ainda por um kit de amenities da Sisley, marca de cosméticos deluxe. 

    A união de marcas de moda, beleza e cias aéreas para criar produtos exclusivos que elevam a experiência de quem viaja já é antiga. Entre pijamas, aero looks e kits de amenidades, reunimos aqui colaborações que merecem ser lembradas.

    AEROLOOK

    Christian Dior por Marc Bohan para Air France (1962)

    Quando se pensa nesse casamento de sucesso, o primeiro nome que vem em mente é a própria Air France, que há boas décadas se junta com estilistas para criar os uniformes da tripulação. Tudo começou com uma collab com a Dior, durante a era Marc Bohan, em 1962. Depois vieram uniformes assinados por Balenciaga, Courréges, Jean Patou, Niina Ricci, e o mais recente Christian Lacroix (2005), que são usados até hoje.

    Cristobal Balenciaga para Air France (1969).

    Outras cias também engataram na moda, e convidaram designers para dar um tapa de estilo e design na roupa de trabalho. Pense em Vivienne Westwood, na Virgin Atlantic, Zac Posen, na Delta Airlines, e até designers mais clássicos, como Mary Quant, para Court Line Aviation e Pierre Balmain, na Malaysia-Singapore Airline. Por aqui, Pedro Lourenço fez o uniforme da Latam e Alexandre Herchcovitch assinou o da Gol. 

    Pedro Lourenço para Latam (2018)

    PIJAMAS

    Pijama Tekla e Sho Shibuya para Lufthansa (2025)

    Pijamas grifados parecem ser a onda da vez entre as cias aéreas. Além da Jacquemus, a Armani também já assinou um pijama para a Etihad. O conjunto em preto e azul-marinho era acompanhado de pantufas, ambos colocados em bolsas de couro. Recentemente a Lufthansa se uniu à Tekla e ao designer Sho Shibuya para desenvolver um conjunto em tons degradê de azul e branco, representando as diferentes cores do céu ao longo do dia.

    NÉCESSAIRE DE AMENITIES

    Amenities Kit da Emirates Airlines by Bvlgari

    Além dos pijamas, o kit de viagem é uma lembrança especial de uma experiência inesquecível. Quando assinado por uma marca de luxo, torna-se ainda mais irresistível. Algumas grifes não apenas desenvolvem a nécessaire, mas também os cosméticos incluídos. O kit da Emirates Airlines, por exemplo, traz uma nécessaire completa da Bvlgari, com produtos capilares, cremes e hidratante labial assinados pela marca.

    Amenities Kit da Turkish Airlines by Lanvin

    Na Turquia, a Turkish Airlines convidou a Lanvin para desenvolver todos os itens, incluindo a máscara de dormir e a nécessaire. Em 2011, a dupla holandesa Viktor & Rolf assinou a da KLM Airlines, que incluía escova de dentes, pasta, meias, máscara para os olhos, protetor auricular e creme. Já do outro lado do Pacífico, a italiana Etro é a responsável pelo kit oferecido pela Japan Airlines.

    Não deixe de ver
    Primeira classe: relembre quando marcas de moda assinaram colaborações com companhias aéreas
    Porque a Praia do Preá é o novo destino de luxo?
    Rimowa: entenda o case de sucesso da marca alemã
    FFW