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    Shein e Zara estão entre as marcas favoritas da Gen Z diz relatório

    As 2 gigantes do fast fashion subiram de posição em 2023 na preferência dos jovens

     

    Shein e Zara estão entre as marcas favoritas da Gen Z diz relatório

    As 2 gigantes do fast fashion subiram de posição em 2023 na preferência dos jovens

     

    POR Gabriel Fusari

    Você já quis saber como a geração Z gosta de consumir moda? Um dos grupos mais engajados e difíceis de entender, tem um gosto muito peculiar e único sobre como a moda tem utilidade no seu dia a dia. Pensando nisso, a empresa de análise de dados Launchmetrics dedicou quatro anos para analisar o mercado e compreender as mudanças impulsionadas pela geração Z nas marcas de luxo, premium e de massa, o resultado vai te surpreender.  Comparando o desempenho de marcas entre os anos de 2020 e 2023, o relatório listou as vinte marcas mais amadas pela geração em cada segmento, utilizando o Media Impact Value, um algoritmo próprio que atribui valor monetário em cada interação ou artigo na imprensa. 

    Mesmo passando dificuldades financeiras, como aponta a CNN, a geração Z conseguiu fazer com que as marcas de luxo lideram o ranking de MIV, seguindo por marcas premium. Já as marcas de massa, têm apresentado o maior crescimento médio, com aumento de 114% no período de análise.

     

    As favoritas  

    Entre as 20 marcas de massa preferidas pela geração Z, as três primeiras mantêm suas posições em 2020 e 2023, com a Nike liderando com um MIV de US$2,83 bilhões, seguida por Adidas. 

    Curiosamente, por ser uma geração que fala muito sobre sustentabilidade e por valorizar o consumo consciente,  ela ajudou a posicionar em terceiro e quarto lugar marcas como Zara e Shein. A Shein, que já foi criticada pela falta de transparência nas práticas de trabalho e pela produção e descarte em alta demanda, saltou do 9º para o 4º lugar nesse período, com seus ganhos aumentando de US$421 milhões em 2020 para US$1,42 bilhão em 2023.

    “A ascensão da Shein em 2023 foi impulsionada por parcerias com celebridades brasileiras da geração Z, como Virgínia Fonseca Serrão Costa, gerando US$853 mil com apenas uma postagem no Instagram”, destaca o relatório da Launchmetrics.

     

    Luxo e premium 

    Um dos motivos que os fazem comprar luxo, mesmo nem sempre podendo, é o impulso que as redes sociais tem pautado, como tiktok e instagram, como aponta relatório de Bain & Company.   Por conta disso, as marcas de luxo estão em alta. Quem tem liderado essa fatia de mercado é a Dior, que viu aumentar seu valor em 73% para impressionantes US$4,3 bilhões em 2023.

    No segmento premium, quem surpreendeu foi Skims, marca criada por Kim Kardashian, que pulou do quase anonimato direto para o 1º lugar entre as preferidas da geração Z, com um valor de US$638 milhões. Outra marca surpreendente é a Diesel, que voltou do passado como uma marca de nicho e se reinventou com os gostos dos jovens,  conquistando  o 10º lugar com um valor de US$233 milhões.

     

    QUEM SÃO OS JOVENS?

    Para chegar aos resultados, a Launchmetrics observou o desempenho de vinte marcas preferidas da geração Z e seus seguintes desempenhos nas Américas, Europa, Oriente Médio, bem como na Austrália, China, índia, Indonésia, Nova Zelândia, Singapura e Tailândia.

    Os jovens analisados foram pessoas de 12 a 27 anos nascidas entre 1997 e 2012, em especial, aqueles que já estão no mercado de trabalho. Globalmente, esses consumidores representam cerca de 25% da população mundial, ou seja, cerca de 2 bilhões de pessoas. No Brasil, estima-se que existam 30 milhões de pessoas nessa faixa etária.

     

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