FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Exposição inédita de osgemeos é um dos grandes destaques da Pinacoteca em 2020

    A reflexão que marca o ano de 2020 na Pinacoteca é o entendimento das relações entre arte e urbanidade e como grande destaque do primeiro semestre, o museu apresenta OSGEMEOS: SEGREDOS, a primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo.

    A mostra reúne 60 trabalhos (sendo cerca de 50 inéditos ou nunca exibidos no Brasil) e contribuirá para a expansão dessa discussão que nunca deixa de ser pertinente e necessária. “Se, na época moderna, o fenômeno artístico tem a cidade como seu lugar de existência, pensar a arte é pensar sua inscrição na urbanidade. Viver em cidades significa partilhar de uma sociabilidade singular, marcada pelo deslocamento, pelo anonimato, pela produção coletiva, geradores de conflitos e desigualdades, mas também dotada de um potencial de liberdade e transformação, caros às práticas da arte moderna e contemporânea”, diz Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca e curador da exposição.

    E osgemeos, melhor do que ninguém, podem adicionar à essa reflexão, já que eles construíram uma carreira rica no mundo das artes sem nunca ter perdido de vista o desejo de manter-se acessível ao grande público, fazendo um vai e volta entre os grafites nas ruas e as instituições internacionais como o Hamburger Bahnhof, Tate Modern, Museum of Contemporary Art Tokyo e a Trienale de Milão.

    No Hamburger Bahnhof, este ano, eles conceberam um projeto em parceria com o grupo berlinense de breakdance Flying Steps, que mostrava coreografias de hip-hop mostradas em um cenário com instalações e murais criados pelos irmãos.

    Otávio e Gustavo sempre tomaram o espaço urbano como lugar de vivência e de pesquisa desde o início de sua produção, em meados da década de 1980. Os artistas partiram de uma forte imersão na cultura hip hop, que havia chegado ao Brasil no momento em que os eles começaram a produzir, e da influência da dança, da música, do muralismo e da cultura popular para desenvolver esse estilo com atmosfera alegre que se tornou sua marca.

    Ao longo de sua trajetória, a dupla também foi convidada para criar para os principais espaços públicos de mais de 60 países, incluindo Suécia, Alemanha, Austrália, Estados Unidos – com destaque para os telões da Times Square, em Nova York.

    Parallel Connections Midnight Moment, 2015 Times Square, Nova York, Estados Unidos / / Cortesia dos artistas

    Parallel Connections Midnight Moment, 2015 / Times Square, Nova York / Cortesia dos artistas

    Para a mostra na Pinacoteca, eles apresentam pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações. Esses últimos, da fase ainda adolescente e apresentados ao público pela primeira vez, antecedem os famosos personagens amarelos, abrindo caminho para a compreensão da raiz de seu surgimento. A exposição é ampla e ocupa as sete salas do primeiro andar, um dos pátios, diversos espaços internos e externos, além de uma instalação, concebida especialmente para o Octógono.

    OSGEMEOS: SEGREDOS

    De 28 de marco a 3 de agosto de 2020

    Curadoria de Jochen Volz

    De quarta a segunda, das 10h às 18h

    Edifício Pina Luz (Praça da Luz 2, São Paulo)

    Ingressos: R$ 15 (entrada); R$ 7,50 (meia-entrada para estudantes com carteirinha)

    Não deixe de ver
    Por dentro da exposição do Met 2024
    Zendaya e seu segundo look para o Met Gala 2024
    Anna Wintour usa Loewe para o Met Gala 2024
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    FFW