Martin Margiela está de volta! Agora como artista plástico

O aclamado e misterioso designer, que deixou a moda em 2009, acaba de estrear sua primeira exposição solo em Paris

Um dos nomes mais marcantes e seminais da história da moda contemporânea, o belga Martin Margiela deixou a direção de sua marca homônima em 2009 sob muito mistério – como sempre foi de seu feitio. Passamos grande parte desses anos sem notícias do designer, que recentemente voltou a ser assunto por seu seu documentário, lançado em 2019. Mas agora, Martin Margiela finalmente anuncia seu retorno à vida pública, não à moda, para a tristeza dos fãs de suas peças, mas sim como artista.

Esse passo é mais um na direção que reassumir o controle de sua história e narrativa, assim como no documentário ‘Martin Margiela: In His Own Words‘. A nova exposição, a primeira solo de Margiela, será inaugurada hoje (20.10) na Lafayette Anticipation, um espaço da Fundação Galeries Lafayette, no bairro do Marais em Paris.

O novo trabalho conta com uma seleção de 40 obras, entre esculturas, colagens, pinturas, instalações e filmes.

“Eu me tornei obcecado com moda muito cedo, e desenvolvi minha própria visão apresentando da forma mais conceitual possível, sinto que agora preciso experimentar outras mídias e aproveitar da criatividade sem barreiras” contou o designer, em email, ao The New York Times, ainda sem dar entrevistas.

Assim como em seu trabalho na moda, a arte de Margiela também é bastante ligada à desconstrução de formatos, da beleza e do cotidiano através de suas esculturas. Confira no carrossel acima uma prévia da exposição do designer.

 

uma das obras da exposição. Reprodução Twitter
uma das obras da exposição. Reprodução Twitter
Reprodução | “Vanitas,” 2019.Credit...Andrea Mantovani for The New York Times
“Vanitas,” 2019.  Reprodução
Reprodução Twitter
Reprodução Twitter

Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×