FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Infinite Obsession”: exposição da artista japonesa Yayoi Kusama chega a São Paulo
    “Infinite Obsession”: exposição da artista japonesa Yayoi Kusama chega a São Paulo
    POR Camila Yahn

    Yayoi Kusama e a parceria que fez com a Louis Vuitton ©Reprodução

    Depois de passar por Rio de Janeiro e Brasília, a exposição “Infinite Obsession” (Obsessão Infinita), da artista japonesa Yayoi Kusama, chega a São Paulo. A mostra, uma retrospectiva do seu trabalho, abre para a visitação do público nesta quinta-feira, dia 22 de maio. Com 84 anos, a artista obcecada por bolinhas vive, por vontade própria, em uma clinica psiquiátrica em Tóquio desde 1977, onde cria e produz suas obras.

    Sua obsessão, que começou como uma doença antes de se transformar em arte com apenas 10 anos de idade, rendeu-lhe várias exposições, colaborações e premiações internacionais ao longo de sua carreira. Vítima de alucinações, Yayoi se mudou para Nova York em 1957 e no cenário artístico era contemporânea de Andy Warhol. Mas os dois seguiram caminhos opostos. Enquanto o rei da pop art atraía a atenção de patrocinadores poderosos, a jovem e obcecada artista japonesa ignorava esse mercado e marchava pelos direitos civis e das mulheres.

    Em um dos seus “happenings” em Nova York ©Reprodução

    Durante o tempo que passou nos Estados Unidos, Yayoi ficou conhecida por suas performances e happenings, como festivais de body painting, desfiles de moda e demonstrações anti-guerra, transformando o espaço público nova-iorquino em uma tela em branco. Em 1966 levou à Bienal de Veneza uma das suas performances mais famosas — Narcisus Garden —, composta por uma piscina de bolas espelhadas onde a artista mergulhava. A obra foi reproduzida no Instituto de Arte Contemporânea de Inhotim, em Minas Gerais.

    A instalação Narcisus Garden na Bienal de Veneza em 1966 ©Reprodução

    A instalação Narcisus Garden em Inhotim ©Reprodução

    No seu regresso ao Japão, em 1973, já com saúde debilitada, Yayoi se dedicou à escrita, publicando ao longo do tempo novelas, contos e poemas surrealistas. Continua a sua obra artística e ganha exposições só com os seus trabalhos nas mais renomadas galerias e museus do mundo. Entre 1998 e 1999, uma primeira (e gigantesca) retrospectiva esteve exposta em Los Angeles e depois viajou para Nova York e Tóquio. Em 2011, Yayoi ganhou outra retrospectiva homônima do seu trabalho, desta vez na Europa, em Madri, Paris e Londres.

    A exposição que percorre a América Latina é composta por uma centena de obras, cobrindo o período de 1949 a 2012, e foi inaugurada no museu Malba, em Buenos Aires, em junho de 2013. Veja abaixo o filme feito para a ocasião, divulgado pelo Nowness:

    Yayoi Kusama “Infinite Obsession” @ Instituto Tomie Ohtake
    De 22 de maio a 27 de julho de 2014
    Rua Coropé, 88, Pinheiros, São Paulo/SP
    O instituto fica aberto de terça a domingo, das 11h às 20h
    Entrada gratuita

    Não deixe de ver
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising