A editora de moda Maria Prata durante gravações do programa Moda S/A, que estreia na GloboNews no dia 14 de julho ©Zé Paulo Cardeal/Globo/Divulgação
Quando anunciou sua saída da revista “Harper’s Bazaar”, no início de maio, Maria Prata deixou o mundo da moda morrendo de curiosidade sobre qual seria o próximo projeto da até então diretora de redação do título. E agora ela, mais uma vez, aguça a curiosidade dos fashionistas, que poderão conferir na próxima segunda-feira (14.07) a estreia da série em quatro episódios Moda S/A, no canal GloboNews.
+ Maria Prata deixa a direção da redação da “Harper’s Bazaar” para focar em novos projetos
Em entrevista ao “FFW”, Maria Prata explicou que o programa dará uma visão geral do mercado de moda atual a partir do impacto causado pela internet em marcas, consumidores e mídia. O ponto de partida serão personagens do segmento e nomes importantes da indústria têxtil, com o objetivo de mostrar a revolução que a chamada “democratização da moda” causou no mercado. “Sempre gostei muito de fazer televisão. Além disso, acredito que estamos em um momento importante na indústria da moda. Quando a Eugenia Moreyra, diretora da GloboNews, me chamou para fazer a série, fiquei muito interessada em poder analisar este momento de mercado e fazer dessa análise um conteúdo rico também para o público do canal”, comentou Maria, que conheceu Eugenia no ano passado por ocasião de sua participação no Conta Corrente, programa da grade da emissora.
O maior desafio na produção dos quatro capítulos, para Maria, foi fazer conteúdo que fale de moda para um público que não é especialista no assunto. “Durante toda minha carreira falei com um público muito específico, em veículos que tinham como alvo mulheres interessadas e consumidoras de moda. Na GloboNews, estou falando com um público muito maior, para quem a moda, muitas vezes, é uma novidade, ou ainda um mundo desconhecido. Quem é de moda vai gostar de saber mais sobre este mercado. Quem é do business vai gostar de saber mais sobre moda.”
A editora ainda falou sobre a relevância de se tratar do negócio de moda para o grande público neste momento. “Com o boom da internet e, principalmente, das redes sociais, a informação de moda passou a chegar mais rápido em muito mais gente. Antigamente, apenas um grupo restrito de profissionais tinha acesso às salas de desfile e detinha a informação do que era ou não tendência, que depois era passada aos consumidores. Atualmente, qualquer pessoa conectada à internet pode saber, ao mesmo tempo em que os maiores nomes da moda, o que está sendo desfilado e será tendência na próxima estação — quando vai poder consumir não só nas grandes maisons, mas também em qualquer grande rede de varejo. Essa democratização da informação e do consumo de tendências vira a moda do avesso”, afirmou.
A série de quatro episódios será transmitida às segundas, às 23h, na GloboNews. Para assistir ao teaser do programa no site da emissora, clique aqui.