Como parte da estratégia de expansão global e corte de gastos inciada há dois anos, a gigante americana de cosméticos Avon anunciou grandes mudanças em sua estrutura. O próximo passo será a abertura de uma nova sede no Reino Unido, visando uma maior entrada na Europa. A empresa agora finaliza o período em que esteve vendendo as operações norte-americanas para o grupo de investimentos Cerberus Capital Management, criando a “New Avon” a partir deste ano.
“A empresa está movendo suas operações para onde os negócios acontecem de verdade”, disse uma porta-voz da marca ao WWD, anunciando a conclusão do processo de venda e ressaltando que a Avon manterá uma participação de 20% na New Avon. “Estamos tomando outro passo importante na execução do plano de transformação da empresa”, afirmou a CEO da marca, Sheri McCoy. Com a mudança, os novos donos planejam cortar 2500 empregos, 1700 ainda neste ano.
A mudança de foco da marca parece adequada, já que os resultados da Avon apontaram grande queda pelo 16º quadrimestre seguido, desta vez de mais de US$ 300 milhões em vendas, no balanço divulgado para os investidores.
A sede global da companhia continuará em Nova York, comandada pelos novos donos. Porém, agora, a Inglaterra recebe as sedes operacionais da Avon internacional, que parece projetar seus próximos anos na Europa.
Em uma conferência de resultados, representantes da empresa ainda afirmaram que outros mercados importantes, como o Brasil, permaneceriam desafiadores durante todo o ano de 2016. A América Latina é responsável por 50% das vendas da marca, sendo o Brasil seu principal mercado.