Os dois modelos da discórdia: New Balance x Karl Lagerfeld ©Reprodução
A gigante de tênis New Balance está processando Karl Lagerfeld por entender que ele chegou muito perto de um dos designs mais clássicos da marca.
Uma porta-voz da New Balance confirmou que a ação judicial foi preenchida contra Lagerfeld “para proteger os direitos de propriedade relacionados ao lifestyle icônico do nosso design. Apesar de nós não podermos comentar sobre o caso, acreditamos que isso é vital para defender nossa marca de maneira vigorosa”. Lagerfeld não respondeu aos pedidos de comentário sobre o caso, enviados pelo “WWD”.
Os modelos têm sim suas similaridades. São preto e branco, de couro e camurça e, no lugar do N em letra maiúscula, Lagerfeld colocou um K. Segundo a New Balance, isso pode gerar confusão entre os consumidores. Sem contar que esse modelo da New Balance é o mais vendido e sua principal marca registrada, criada nos anos 1970.
O site Style.com sai em defesa do designer, argumentando que Lagerfeld faz tênis há anos, para sua marca própria e para a Chanel, e que isso não é uma cópia e sim uma apropriação de um clássico. “É uma homenagem e não uma imitação”, diz o artigo. A questão é que esse clássico foi criado e trabalhado ao longo de décadas pela New Balance.
A polêmica nos leva mais uma vez ao já exaustivo exercício de refletir e diferenciar o que é cópia, o que é homenagem. Por um lado, o tênis de Karl pode ser uma divulgação espontânea para a New Balance. Ou ele pode faturar em cima de um design criado por outra marca.
Em um mundo globalizado em que muito já foi criado e hoje pouco se inventa, o que vocês acham? Devemos esperar mais de um designer de primeiro escalão como Lagerfeld? Ou o modelo da New Balance é tão icônico que pode ser homenageado por outras marcas? Essa briga de gigantes ainda vai dar o que falar.